Robopel-211 celebra a robótica e o aniversário de Pelotas

Evento terá cerimônia de abertura nesta quinta-feira e oficinas híbridas até o dia 10 de julho

Cerimônia de abertura

O Robopel-211, evento dedicado a aproximar alunos e a robótica de forma interativa e acessível, terá sua abertura oficial nesta quinta-feira (06), às 15h, no auditório do Pelotas Parque Tecnológico. A cerimônia contará com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, alunos, diretores de escolas, convidados e a participação da Banda dos alunos da IMDAZ – Instituto de Menores Dom Antônio Zattera. Na ocasião, também serão entregues kits de robótica para os alunos e haverá uma homenagem ao aniversário da cidade, celebrado no dia 07 de julho.

Oficinas híbridas

Assim como no ano passado, o Robopel-211 terá formato híbrido com oficinas presenciais e online. As atividades presenciais acontecerão nos dias 06 e 07 de julho com um total de 31 oficinas destinadas aos alunos inscritos previamente. Nos turnos da manhã e tarde, participarão alunos das escolas de ensino fundamental e médio. À noite, será a vez dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) aprenderem noções de robótica.

A partir do dia 10 de julho, as oficinas estarão disponíveis para todos no YouTube do Pelotas Parque Tecnológico (https://www.youtube.com/@pelotasparquetecnologico4044) com mais oito exclusivamente virtuais. Entre os temas das oficinas deste ano, estão a computação criativa, origami, tecnologia maker, reciclagem, segurança na internet, games, finanças, indústria 4.0 e outros. A programação completa está sendo divulgada no Instagram do Pelotas Parque Tecnológico (@pelotasparquetecnologico).

Realização e apoio

O Robopel-211 faz parte do Inovapel 2023: Inovação aberta e interação digital no centro da estratégia e é uma realização do Pelotas Parque Tecnológico e Prefeitura Municipal de Pelotas, com coordenação da Escola Sesi Pelotas, Reverso Comunicação Integrada, ELIMU Social, NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional de Pelotas/5ª CRE (Coordenadoria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul), CRIE/UFPel e CETEP – Centro Tecnológico Educacional de Pelotas/SMED – Secretaria Municipal de Educação.

O evento conta com o apoio institucional da Câmara de Vereadores de Pelotas – TV Câmara, além do apoio do Sebrae, SENAC, AZONASUL, Copes – Consórcio Extremo Sul, Co.Place Coworking, Sicredi, Instituto Federal Sul-rio-grandense e SEPRORGS. O patrocínio é da Associação Comercial de Pelotas (ACP), Banrisul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), CRESOL, SICREDI, Rabassa Seguros, CIGAM e Vetorial Internet e Tecnologia.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico

O Parque foi criado oficialmente em 2016 e é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa.

Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras.

O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.

Sair da versão mobile