Cidades do RSRio Grande do Sul

Cachoeirinha realiza concurso para novos pratos da merenda escolar

Sete participantes vão disputar a final na Cesuca

Em Cachoeirinha, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) está promovendo o “1º Concurso de Receitas da Alimentação Escolar”, uma competição gastronômica para incrementar o cardápio escolar. O concurso, conhecido como “Master Chef Escolar”, terá sua final nesta quarta-feira, 12, na Cesuca, e contará com sete participantes, que são cozinheiras das escolas municipais. Cada uma delas desenvolverá um prato durante a tarde.

Avaliação do júri

Às 16 horas, um grupo de jurados, composto por nutricionistas da Smed, um aluno, a presidente do Conselho da Alimentação Escolar, a secretária de Educação e um representante do Curso de Nutrição do CESUCA, fará a avaliação dos pratos. Os critérios analisados serão apresentação, sabor, valor nutricional e praticidade.

A coordenadora do Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar (DNAE), Nara Prates, destaca que um prato que atingir esses critérios e não utilizar açúcar será melhor avaliado, pois está alinhado às medidas nutricionais e de saúde que a Secretaria está implementando nas escolas.

Prato vencedor no cardápio escolar

Isabel Fonseca, titular da Smed, ressalta que o prato vencedor poderá ser incorporado ao cardápio escolar ainda este ano, caso os ingredientes utilizados estejam contemplados na compra que já foi encaminhada para o segundo semestre. Caso contrário, o prato vencedor será incluído no próximo ano letivo.

Premiação

A premiação do concurso acontecerá no dia 26, durante a segunda etapa da Formação para Cozinheiras da rede escolar. A vencedora receberá uma cesta de alimentos e sua receita será incluída no cardápio escolar. Vale ressaltar que a primeira etapa da formação ocorreu em maio.

Botão Voltar ao topo