EventosNotíciasPorto Alegre

OSPA recebe Fernando Cordella para espetáculo Música Aquática

Obra de Händel será executada na Casa da Ospa no dia 5 de agosto

No sábado, dia 5 de agosto, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresentará integralmente a famosa obra barroca conhecida como “Música Aquática”. Esse concerto, que aconteceu originalmente em 19 de julho de 1717, ocorreu no Rio Tâmisa, em Londres.

Naquela ocasião, enquanto a barca real do Rei George I navegava pelo rio, cerca de 50 músicos executaram a nova composição do renomado músico Georg Friedrich Händel (1685 – 1759) em outra embarcação flutuante.

Na Casa da Ospa, o espetáculo será comandado por Fernando Cordella, um dos principais cravistas da América Latina, que terá a dupla função de solista e regente da Orquestra. A performance promete ser um momento memorável, trazendo à vida a beleza e a magia da Música Aquática, que desde então tem sido apreciada como uma joia preciosa do repertório barroco.

Cordella receberá o público antes do espetáculo para discorrer sobre as particularidades da produção musical de Händel. A fala integra o projeto Notas de Concerto, que ocorre sempre às 16h, na Sala de Recitais.

Em sua última colaboração com a OSPA, Cordella também interpretou obras de Georg Friedrich Händel – a apresentação pode ser assistida na íntegra pelo YouTube. O compositor alemão naturalizado britânico é um dos maiores nomes do período barroco.

Sua “Música Aquática” é uma coleção de três suítes escritas em diferentes tons e instrumentações – a Suite nº 1, em Fá maior, é mais dramática e foi pioneira por incorporar instrumentos de sopros, a Suite nº 3, em Sol maior, é mais suave, destacando flautas e cordas, e a Suíte nº 2, em Ré maior, explora muito madeiras, metais e cordas.

Concerto da Série Casa da OSPA – MÚSICA AQUÁTICA

SÁBADO, 5 DE AGOSTO 

  • Início do concerto: às 17h. Palestra Notas de Concerto: às 16h, com Fernando Cordella
  • Onde: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)
  • Ingressos: de R$ 10 a R$ 50
  • Bilheteria: via Sympla ou na Casa da OSPA no dia do concerto, das 12h às 17h
  • Estacionamento: gratuito, no local
  • Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos
  • Transmissão ao vivo: canal da OSPA no YouTube
Botão Voltar ao topo