EventosGastronomiaRio Grande do Sul

Fronte(i)ra registra a gastronomia passada de geração em geração

Encontro de cozinheiras da terceira idade reúne receitas tradicionais e promove a cultura

A oitava edição do Fronte(i)ra- Festival Binacional de Enogastronomia realizou nesta terça-feira, 1º de agosto, o Encontro Cozinheiras de Memórias. Grupos da terceira idade do Brasil e Uruguai levaram anotadas e preparadas suas receitas preferidas, em um encontro que uniu saberes, fazeres e aromas.

Do lado brasileiro, marcaram presença os grupos da Saúde do Idoso, Maturidade Ativa do Sesc e MP Fit, já o lado uruguaio foi representado pelos participantes da Oficina del Adulto Mayor. Com a colaboração dos alunos do curso de Gastronomia do Instituto Mix, os pratos doces e salgados foram sendo expostos. Eram receitas preparadas por mãos dedicadas, de quem sabe acolher e transformar afeto em alimento.

A abertura do evento contou com a exibição do vídeo sobre o projeto, que acompanhou seis cozinheiras na elaboração de pratos tradicionais de suas famílias. Entre as receitas, escolhidas por cada participante, estavam a farinha de cachorro, espinhaço mexido, cazuela de matambre, arroz com pêssego, pastel de hojaldre e pudim de pão.

A parte cultural do encontro ficou sob a responsabilidade da Fanfarra do 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, da Orquestra Departamental de Rivera e o Grupo de Tango Jovem, coordenado pelo professor Henry Rodriguez. Os grupos que participaram do Encontro Cozinheiras de Memórias receberam uma surpresa ao final da atividade. Durante a apresentação da Orquestra e do grupo de tango, os presentes foram convidados para dançar e confraternizar no Espaço Fronteira Cultural.

As receitas, levadas anotadas, foram expostas em um grande mural. Ao final desta 8ª edição do Fronte(i)ra, serão reunidas em um caderno de receitas que ajuda a registrar a tradição culinária de Sant’Ana do Livramento e Rivera.

O evento foi uma iniciativa da Associação dos Amigos do Museu da Fronteira (AAMF) e contou com o apoio da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento, da Prefeitura de Rivera e da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

O Encontro Cozinheiras de Memórias foi uma oportunidade para celebrar a cultura e a gastronomia da região da fronteira, além de promover a interação entre diferentes gerações. Foi um dia de muita alegria e descontração, onde todos puderam aprender e compartilhar histórias e experiências.

Botão Voltar ao topo