Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Polícia desarticula esconderijo de facção criminosa em Sapucaia do Sul

Operação conjunta entre Polícia Civil e Brigada Militar apreende drogas, armas, uniformes e maquinários em casa usada por grupo criminoso. Um homem foi preso.

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Brigada Militar desarticulou, na madrugada desta sexta-feira (11/8), um esconderijo de uma facção criminosa em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. No local, foram apreendidos drogas, armas automáticas, uniformes da Polícia Civil e maquinários usados para misturar e prensar cocaína. Um homem de 21 anos foi preso em flagrante.

Monitoramento e abordagem

A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (1ª DIN) do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), com o apoio do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e da Força Tática. Segundo o delegado Guilherme Dill, a investigação durou dois meses e teve como objetivo descapitalizar o crime organizado e efetuar grandes apreensões.

O esconderijo foi localizado após o monitoramento do suspeito e da casa investigada, que começou na segunda-feira (7/8). Na madrugada dos fatos, os policiais civis e militares viram o homem chegar ao local e fizeram a abordagem. Com ele, foram encontrados diversos pinos de cocaína.

Alçapão e prensa hidráulica

Ao revistar a casa, os policiais encontraram um alçapão, onde estavam escondidos 3 kg de maconha, meio quilo de cocaína fracionada, uma espingarda calibre 12 automática turca, uma pistola calibre 9 milímetros e três camisetas da Polícia Civil. No imóvel também havia uma prensa hidráulica, uma balança de precisão e vários insumos e maquinários para misturar e prensar drogas. A prensa hidráulica estava em pleno funcionamento para produzir tijolos de cocaína.

De acordo com o delegado Dill, a operação causou um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 100 mil ao grupo criminoso. Ele disse que a investigação faz parte de uma série de trabalhos realizados ao longo do ano, que visam combater o tráfico de drogas e o crime organizado na região.

O homem preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Canoas, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e receptação. Ele será conduzido ao sistema prisional.

Botão Voltar ao topo