EventosNotíciasPorto Alegre

IAB-RS inaugura fachada do Solar do Conde neste sábado (19)

Comemoração terá Festa de Rua das 16h às 22h com ampla programação

O prédio histórico conhecido como Solar do Conde de Porto Alegre, patrimônio protegido da cidade, é um dos últimos exemplares de solar urbano existentes no centro da Capital. Localizado na esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, o endereço foi moradia de Manuel Marques de Souza, o Conde de Porto Alegre, importante personagem ligado à história da capital gaúcha e do Estado.

O prédio foi doado pelo governo gaúcho ao IAB-RS no início dos anos 1990. Após um longo processo de restauro da fachada do imóvel, o público vai poder conferir o resultado de perto em uma grande comemoração ao ar livre, no sábado, dia 19 de agosto, das 16h às 22h. A participação é gratuita e contará com atividades culturais e opções gastronômicas.

Festa de Rua

A programação para comemorar a entrega da fachada do Solar será composta por diversas atrações culturais. A primeira será a Dj Mari Gonçalves, às 16h. Além de DJ, é produtora e agitadora cultural, curadora e pesquisadora da arte e da cultura negra nas ruas de Porto Alegre. Radicada na capital gaúcha, participa dos coletivos Arruaça e Turmalina, e é uma das idealizadoras e residente da festa Treme. Em seus sets apresenta estéticas de som que passeiam pelo House, Afrohouse, Hip Hop/RnB e Funk BR.

Às 18h30, a festa é comandada pela Psycho Delícia, banda instrumental originária de Porto Alegre, formada pelos produtores Erick Endres e Bruno Neves, juntamente com o VJ Frederico Demin. A sonoridade da banda é uma mistura de rock psicodélico e progressivo, com influências que vão desde os clássicos do gênero até elementos contemporâneos. A banda incorpora uma linguagem de samples e recortes sonoros, vinculados ao hip-hop.

Na sequência, entra o projeto Tambores de Candombe, às 19h30. Com arranjo de tambores, canção, poesia e dança, o grupo busca trazer e apresentar o universo candombeiro, com tambores de candombe e ritmo afro-uruguaio. Às 20h15, o Grupo Cerco se apresenta. Fundado em 2008, o Grupo Cerco é um dos principais grupos da cena teatral gaúcha. Em sua trajetória, conquistou importantes prêmios, além de inúmeras indicações e participações em diversos projetos e festivais.

Para finalizar a programação, a Fanfarra Bate & Sopra se apresenta a partir das 21h. É um coletivo musical instrumental formado por 10 integrantes de sopros e percussão, que enche as ruas de Porto Alegre de amarelo e roxo desde 2014. Atualmente, o repertório se divide em releituras, brincando com a memória afetiva dos espectadores, e sons autorais, em que a banda apresenta a sua identidade, pontuando cada vez mais o seu espaço da cena da música instrumental independente.

Inauguração da fachada do IAB-RS

Quando: 19/08/2023
Horário: das 16h às 22h
Endereço: Rua Riachuelo, 584 – Centro Histórico, Porto Alegre
Participação gratuita.

Botão Voltar ao topo