Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Pelotas ganha ferramenta para abrir empresas em dez minutos

O Tudo Fácil Empresas é um sistema que simplifica e agiliza o processo de formalização de empreendimentos de baixo risco econômico

A prefeita Paula Mascarenhas inaugurou o módulo nesta sexta-feira (1º), no Pelotas Parque Tecnológico

A cidade de Pelotas passa a contar com mais uma ferramenta para atrair e estimular a instalação de novas empresas. A prefeita Paula Mascarenhas, o vice-prefeito Idemar Barz e representantes do governo do Estado inauguraram, nesta sexta-feira (1º), no Pelotas Parque Tecnológico, o sistema Tudo Fácil Empresas. A novidade já passa a funcionar junto à Sala do Empreendedor.

Como funciona o Tudo Fácil Empresas

A proposta com a implementação do módulo Tudo Fácil Empresas é estabelecer a formalização de uma empresa, em cerca de até dez minutos, de forma automática e gratuita. A plataforma será destinada para empreendimentos considerados de baixo risco econômico, conforme a lista de mais de 500 atividades estipuladas pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). No final do processo, que envolve diferentes órgãos de regulamentação e licenciamento como Jucis/RS, Secretaria da Fazenda, Fepan, Vigilância Sanitária, dentre outros, a empresa estará registrada, com CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal e licenciada conforme cada caso.

Benefícios para os empreendedores

Para a prefeita, o auxílio e o apoio ao empreendedorismo são fundamentais para o desenvolvimento econômico e Pelotas tem se dedicado a isso com ações de educação empreendedora nas escolas públicas, com o alvará on-line, os trabalhos que fizeram a Sala do Empreendedor ser Selo Diamante e, hoje, mais esse passo com o Tudo Fácil Empresas. “Um importante instrumento de desburocratização que, certamente, vai estimular ainda mais o empreendedorismo. Temos a nossa lei para o setor, com o microcrédito a juro zero aos microempreendedores e, agora, essa iniciativa com o amparo do governo do Estado é um atestado de confiança na ética, no compromisso dos empreendedores gaúchos que vão poder abrir as suas empresas em dez minutos, numa relação que é muito construtiva e benéfica a todos”, observou.

A gestora também anunciou outras medidas para incentivar as empresas inovadoras que apostam nas tecnologias como alternativas de desenvolvimento. Uma delas é a finalização da Lei de Inovação, elaborada pelo Executivo e já protocolada na Câmara Municipal. Outra é a previsão de recursos via iniciativa do governo do Estado para subsidiar microcrédito para pequenas e médias empresas, por meio do programa RS Garante.

Parceria entre Estado e Município

Conforme a presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, Lauren Momback, Pelotas é a 33ª cidade a implementar o Tudo Fácil Empresas e, juntas, correspondem a 50% do PIB do Estado. Segundo ela, uma ferramenta que integra, automatiza as etapas e favorece a formalização. “Essa iniciativa foi criada porque sabemos o quanto é difícil abrir uma empresa e mantê-la, tanto pelo custo, quanto pela burocracia. O Tudo Fácil, além de facilitar a abertura de novas empresas, vai oportunizar que empresários que estão na informalidade possam se regularizar, o que é muito importante para a arrecadação do município”. Na sequência, Lauren entregou uma placa que será fixada na Sala do Empreendedor de Pelotas.

Também acompanharam a cerimônia, o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, o diretor da Sala do Empreendedor, Diego Knorr; a coordenadora do Núcleo de Simplificação da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Helena Maria Pojo, o presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade, Mário Gularte, os vereadores Jone Soares (PSDB) e Paulo Coitinho (Cidadania), os secretários municipais de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, da Fazenda Cristian Küster, de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, de Educação e Desporto, Adriane Silveira, de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, o procurador-geral do Município, Eduardo Trindade, além de gestores públicos de outros municípios da região sul.

O que é o Tudo Fácil

O Tudo Fácil Empresas é uma plataforma disponibilizada pelo governo do Estado, coordenada pelo DescomplicaRS, JucisRS e Sebrae RS. Trata-se de um avanço no sistema Integrador Estadual da Junta Comercial do RS, no ambiente da RedeSimRS, possibilitando que se abra uma empresa, classificada como de baixo risco econômico, em poucos minutos, sem necessidade de passar pelas etapas tradicionais, sendo todo o processo realizado pela plataforma do Tudo Fácil Empresas.

Como vai funcionar

Quem estiver constituindo uma empresa classificada como atividade de baixo risco poderá acessar a página da Junta Comercial do Estado pelo endereço jucisrs.rs.gov.br e preencher o formulário com informações básicas em um fluxo mais simplificado. Diferentemente da forma anterior, quando era feita uma etapa e precisava impulsionar para fazer a outra, o que durava em torno de dez dias é possível, agora, ser feito em torno de dez minutos, porque as fases são feitas automaticamente. O sistema anterior segue disponível, passo a passo, principalmente para atividades que não estão classificadas como de baixo risco.

Botão Voltar ao topo