NotíciasPorto AlegreSaúde

Estudo sobre mães adolescentes no Brasil é premiado em congresso nacional

O projeto, liderado pelo Hospital Moinhos de Vento, analisa o impacto biopsicossocial da gravidez precoce em jovens entre 10 e 20 anos.

Um estudo que faz parte do projeto Adolescentes Mães, liderado pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, recebeu o certificado de melhor trabalho na categoria Pôster Comentado da 16ª edição do Congresso Brasileiro de Adolescência. O evento, que reuniu especialistas em saúde da adolescência, foi realizado entre os dias 23 e 26 de agosto, no Rio de Janeiro.

Publicidade

Perfil de mães adolescentes no Brasil

O trabalho premiado tem como título “Perfil de Mães Adolescentes no Brasil: estudo transversal” e apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa que avalia adolescentes que foram mães entre os 10 e os 20 anos incompletos. O objetivo é analisar e comparar o perfil e impacto biopsicossocial dessas jovens em relação a mães adultas (entre 20 e 30 anos incompletos), com enfoque maior nos casos de ansiedade e depressão.

Segundo a psicóloga e pesquisadora do projeto, Amanda Ferreira de Carvalho, o trabalho foi selecionado entre mais de 200 pôsteres e avaliado por critérios como estética do estudo, relevância do tema e metodologia. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento do nosso trabalho, que tem como propósito contribuir para a melhoria da qualidade de vida das mães adolescentes e seus filhos”, afirma.

Publicidade

Adolescentes Mães: um projeto pioneiro

O projeto Adolescentes Mães é uma iniciativa do Hospital Moinhos de Vento, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde. O estudo é pioneiro no país e conta com a participação de mais de mil mães adolescentes e adultas, que responderam a questionários sobre aspectos sociodemográficos, clínicos, obstétricos, psicológicos e comportamentais.

Os dados coletados serão utilizados para elaborar estratégias de prevenção e intervenção na saúde das mães adolescentes e seus filhos, bem como para subsidiar políticas públicas voltadas para essa população. O projeto também prevê ações educativas e assistenciais nas unidades básicas de saúde envolvidas na pesquisa.

Proadi-SUS: uma parceria pela saúde pública

O Hospital Moinhos de Vento também lidera e participa de uma série de estudos realizados por meio do Proadi-SUS, um programa que visa apoiar o desenvolvimento institucional do Sistema Único de Saúde. Atualmente, a instituição possui 37 projetos aprovados junto ao Ministério da Saúde, os quais repercutirão em maior qualidade no atendimento à população de todo o país. Entre as iniciativas, estão pesquisas sobre prevenção ao AVC, assistência em asma e prevalência de HPV entre jovens.

Botão Voltar ao topo