EventosNotíciasPorto Alegre

OSPA recebe convidados internacionais para o espetáculo Sinfonia Italiana

Concerto tem regência do espanhol Manuel Coves e solos do pianista Valentin Magyar

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) recebe dois convidados internacionais para o espetáculo “Sinfonia Italiana”, que ocorre neste sábado, 23 de setembro, às 17h, na Casa da OSPA.

Publicidade

O regente espanhol Manuel Coves, com ampla experiência como condutor de concertos, óperas e balés na Europa e na América do Sul, desembarca em Porto Alegre para conduzir a Orquestra. O jovem e premiado pianista húngaro Valentin Magyar interpreta os solos de “Concerto nº 1 para Piano”, de Franz Liszt.

A abertura da ópera “A Força do Destino”, do italiano Giuseppe Verdi (1813 – 1901), inicia o espetáculo. Apesar da peça ter estreado em 1862, na Rússia, sua introdução definitiva viria a ser apresentada somente sete anos depois. Verdi costurou em seu prelúdio diversos temas musicais da ópera.

Publicidade

Antes do espetáculo, às 16h, Milton ministra a palestra da série Notas de Concerto na Sala de Recitais da Casa da OSPA, detalhando o repertório de “Sinfonia Italiana” e a vida dos três compositores contemplados no concerto.

A composição que dá nome ao espetáculo é uma das mais festivas de Felix Mendelssohn (1809 – 1847). A maior parte da “Sinfonia nº 4 em Lá Maior, ‘Italiana'” foi escrita durante o período em que o artista esteve na Itália. Ao vivenciar o clima, a arquitetura, as danças e a beleza natural por onde visitava, o alemão tentou canalizar todas essas experiências nessa sinfonia. No entanto, após sua estreia, a obra chegou a ser retirada de circulação para revisões, e Mendelssohn faleceu antes de conseguir terminá-la.

A versão definitiva da “Sinfonia Italiana” foi publicada quatro anos após sua morte, e o “saltarello” do último movimento – dança típica italiana, em que casais dançam de mãos dadas, dando pequenos saltos – talvez seja a referência mais direta ao país homenageado pelo compositor. Sob regência de Manuel Coves, a OSPA interpreta a versão original desta obra, que estreou em 1833.

Concerto da Série Casa da OSPA – SINFONIA ITALIANA

SÁBADO, 23 DE SETEMBRO DE 2023

  • Início do concerto: às 17h. Palestra Notas de Concerto: às 16h, com Milton Ribeiro.
  • Onde: Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
  • Ingressos: de R$ 10 a R$ 50. Descontos: ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento), clientes Banrisul, Amigo OSPA, associados AAMACRS, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem.
  • Bilheteria: via Sympla ou na Casa da OSPA no dia do concerto, das 12h às 17h.

Botão Voltar ao topo