Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul homenageia personalidades que promovem o turismo na cidade

Edson Antônio Tomiello, Gabriela Schwan e Greta Bachi receberam o título de embaixador e embaixadoras do turismo em solenidade no Café Galópolis

Caxias do Sul é uma das principais cidades turísticas da Serra Gaúcha, com atrativos que encantam os visitantes. Para valorizar e divulgar o potencial turístico do município, a Secretaria do Turismo reconheceu na sexta-feira (22/09) três personalidades que se destacam por suas atuações em suas áreas e pela forte relação que possuem com a cidade. Edson Antônio Tomiello, Gabriela Schwan e Greta Bachi receberam o título de embaixador e embaixadoras do turismo, juntando-se a outras pessoas empossadas em anos anteriores.

O papel dos embaixadores do turismo

O título de embaixador do turismo é uma honraria concedida pela Prefeitura de Caxias do Sul, por intermédio da Secretaria do Turismo, juntamente com a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria e Conselho Municipal de Turismo. O objetivo é reconhecer pessoas que representam Caxias do Sul, propagando seu potencial, principalmente o turístico, e sensibilizando demais pessoas a valorizarem, preservarem e conhecerem seus atrativos. “Este título é eterno, quem o recebe estará sempre conectado com o turismo de Caxias”, afirmou o secretário do Turismo, Ricardo Daneluz.

A solenidade de posse ocorreu no Café Galópolis, um dos locais históricos da cidade, que faz parte do roteiro Caminhos da Colônia. O prefeito Adiló Didomenico destacou que Galópolis e Ana Rech são duas comunidades que já trabalham fortemente no resgate e na valorização dos hábitos e costumes dos imigrantes. Afirmou que a Administração trabalha para levar este movimento às demais localidades do interior. “Precisamos explorar a gastronomia, a paisagem, a história, os costumes dos antepassados, que eram pessoas simples. Mostrar simplicidade, alegria e envolver o turista com estes atrativos são diferenciais que temos para o desenvolvimento da atividade na Serra Gaúcha”, defendeu.

Foto por: Daniela Xu /PMCS

Os novos embaixadores do turismo

A posse dos novos embaixadores do turismo faz parte da Semana Municipal do Turismo, que segue até a terça-feira (27). A atividade visa celebrar o Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro, e promover a conscientização sobre a importância do turismo para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.

Edson Antônio Tomiello

Começou sua atividade profissional como servente de pedreiro, ajudando o pai em obras civis. Cursou Administração de Empresas na Universidade de Caxias do Sul e, por 12 anos, trabalhou na Marcopolo. Em 1992, criou a San Marino Indústria Metalúrgica e, em 1998, comprou uma marca, dando início à fabricação de ônibus, com a denominação Neobus, que manteve sob seu controle até 2016.

Em fevereiro de 2020, adquiriu uma propriedade de 25 hectares, onde deu início à construção da Villa Dei Troni, um projeto turístico voltado ao resgate da história real da imigração italiana. “Vou deixar algo para a cidade que muito me deu. Será uma colônia italiana, com mais de 50 obras, dentro da zona urbana de Caxias do Sul”, comentou.

Ao citar o apoio que a Administração Municipal tem conferido ao turismo, defendeu um movimento para a retomada do Hotel Bela Vista, em Ana Rech, um dos mais importantes empreendimentos do turismo regional. Para Tomiello, é importante preservar o Plano Diretor de localidades, como Ana Rech e Galópolis, para o desenvolvimento do turismo.

Gabriela Schwan Poltronieri

A CEO da rede Swan Hotéis no Brasil e CEO e fundadora da Swan Portugal Collection atua há 24 anos no setor de turismo, com gestão de hotelaria e hospitalidade. É pioneira na implantação de processos de qualidade, com certificações ISO 9001 e PGQP nos hotéis da rede no Rio Grande do Sul. Bacharela em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em General Managers Program pela Cornell University, de Nova York. É vice-presidente do Transforma RS, integrante do Nexo Governança Corporativa e conselheira do Turistech Hub.

A embaixadora comentou que a rede Swan começou com unidade em Novo Hamburgo, onde se mantém, e estendeu-se para Porto Alegre, Caxias do Sul, Rio Grande e Canela, além de duas operações em Portugal, no Centro Histórico da Vila de Sintra. Destacou que as unidades no exterior são resultado de sete casas restauradas, resgatando e valorizando a riqueza local. “Autenticidade faz diferença”, reforçou. Também adiantou, sem detalhar, por questões contratuais, que a rede deve ter novidades em Caxias do Sul no próximo ano.

Greta Bachi

Nascida e criada em Galópolis, a empreendedora afirma que a vila é um lugar lindo, com muitos sonhos e histórias dos imigrantes italianos, constituindo-se em um pequeno pedacinho do paraíso de Caxias do Sul. A crença forte no turismo a fez investir na restauração de um antigo prédio histórico para criar o Café Galópolis. “Passava diariamente em frente ao imóvel, que estava abandonado. Inconformada, resolvi investir no espaço, preservando boa parte de sua estrutura. Os tijolos que aqui aparecem têm lindas histórias”, ressaltou.

O empreendimento iniciou operações em 2022 e, atualmente, recebe média de 1,5 mil a 2 mil pessoas por final de semana. Funciona diariamente, com cardápio variado. Destaque para os cannolis doces e salgados, que já se tornaram referência regional. “Quero deixar para a cidade algo como fizeram os imigrantes italianos, que nos oportunizam momentos como este. Quero contribuir para o turismo de Caxias do Sul, ajudar a resgatar a história e a riqueza cultural, mantendo-as vivas na memória das pessoas”, afirmou.

Botão Voltar ao topo