AgronegócioEsportes

Cavalo Crioulo celebra crescimento de provas seletivas e esportivas

ABCCC projeta consolidação do desempenho de 2023 nos ciclos que já iniciaram

O ciclo 2024 do cavalo crioulo já iniciou e com ele a expectativa de como serão as seletivas que levarão para as finais os melhores animais e os ginetes de ponta. Freio de Ouro, Morfologia Expointer, Freio Jovem e do Proprietário e suas Supercopas, Inclusão de Ouro, Doma de Ouro, Rédeas de Ouro, Marcha de Resistência, Campereada/Team Penning, Paleteada, Rédeas de Ouro, Vaquero/Cow Working Horse, Movimiento a La Rienda, Enduro, Crioulaço e Ranch Sorting fazem parte das provas seletivas ou esportivas que reúnem a família crioulista, tanto no Rio Grande do Sul quanto em diferentes estados e até mesmo fora do Brasil.

O sucesso das diferentes modalidades proporcionadas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) foi tão notado em 2023 que a avaliação do presidente da entidade, César Hax, é de que houve crescimento em números reais e absolutos. “Encerrando o ano de 2023, entendemos ele extremamente positivo por tudo que aconteceu, principalmente pela volta do crescimento de todas as modalidades nas provas seletivas, Marcha, Freio, Morfologia, com números absolutos e um crescimento positivo nas esportivas. Das 14 modalidades que a gente tem, 13 delas cresceram em números reais e absolutos”, afirma o presidente.

César Hax cita a inauguração da cobertura das pistas principal e de treinamento, na Arena do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), como um dos pontos altos do ano. Destacou, também, a realização de uma assembleia geral onde foram propostas modificações de regulamentos extremamente positivas, no seu entendimento, para a raça.

“Então, por tudo isso, acho que a gente tem um ano muito positivo evidentemente, que nos projeta um 2024 que já iniciamos no nosso ciclo, de bastante responsabilidade para consolidar tudo isso que foi feito em 2023 e continuar no crescimento que é necessário e a gente precisa que isso aconteça”, conclui o dirigente.

Botão Voltar ao topo