EducaçãoSanta Catarina

Tese sobre Estudos Feministas da Tradução ganha Prêmio Capes de Tese

Tese de Naylane Araújo Matos, defendida na UFSC, analisa a trajetória dos Estudos Feministas da Tradução no Brasil e contribui para o campo da tradução e da crítica literária.

A tese “Estudos Feministas da Tradução no Brasil: Percursos históricos, teóricos e metodológicos na produção científica nacional (1990-2020)”, de Naylane Araújo Matos, foi a vencedora do Prêmio Capes de Tese na área de Humanidades. A pesquisa, orientada pela professora Andréia Guerini, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), analisa a trajetória dos Estudos Feministas da Tradução no Brasil, desde a década de 1990 até o ano de 2020.

A tese identifica três principais eixos de investigação nos Estudos Feministas da Tradução no Brasil:

  • A crítica da tradução sexista: Esse eixo busca analisar como a tradução pode reproduzir e reforçar estereótipos e preconceitos de gênero.
  • A tradução como prática política: Esse eixo explora o potencial da tradução para promover a igualdade de gênero e a justiça social.
  • A tradução como espaço de criação: Esse eixo investiga como a tradução pode ser utilizada para subverter e questionar as normas de gênero.

A tese de Naylane Araújo Matos é uma contribuição significativa para o campo da tradução e da crítica literária. A pesquisa fornece uma visão abrangente da trajetória dos Estudos Feministas da Tradução no Brasil e oferece insights importantes para o desenvolvimento de novas pesquisas e práticas no campo.

A conquista de Naylane Araújo Matos e da professora Andréia Guerini é motivo de orgulho para a UFSC e para a comunidade acadêmica brasileira. A pesquisa vencedora demonstra o compromisso da UFSC com a excelência na pesquisa e a formação de pesquisadores capacitados para contribuir para o avanço do conhecimento.

Confira os premiados da UFSC em 2023

Linguística e Literatura: Naylane Araujo Matos (Estudos da Tradução)
Estudos Feministas da Tradução no Brasil: Percursos Históricos, Teóricos e Metodológicos na Produção Científica Nacional (1990-2020)
Orientação: Andreia Guerini

Nutrição: Gilciane Ceolin (Nutrição)
Determinantes das Concentrações Séricas da Vitamina D e a sua Associação com Sintomas Depressivos em Idosos de Florianópolis-SC
Orientação: Julia Dubois Moreira e Debora Kurrle Rieger Venske

Confira as menções honrosas da UFSC em 2023

Ciência de Alimentos: Lais Benvenutti (Engenharia de Alimentos)
Selection And Application Of Eutectic Solvents For The Valorization Of Jaboticaba Processing Byproduct Using Highpressure Fluid Technologies
Orientação: Sandra Regina Salvador Ferreira e Acacio Antonio Ferreira Zielinski

História: Marcelo Gonzalez Brasil Fagundes (História)
Fragmentos de Uma História Panhĩ: História e Território Apinajé na Longa Duração
Orientação: Lucas de Melo Reis Bueno

Química: Gean Michel Dal Forno (Química)
Reações Bio-ortogonais de Clivagem de Ligações C-o e C-c Mediadas por Paládio: Expandindo as Estratégias da Biologia Química para o Tratamento do Câncer
Orientação: Josiel Barbosa Domingos

Botão Voltar ao topo