Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Estância Velha garante novo lar para 350 pets

Feira de adoção de animais é uma iniciativa da Prefeitura que incentiva a adoção responsável e o combate o abandono de cães e gatos

Estância Velha (RS) – A Feira de Adoção de Animais, promovida pela Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE), já garantiu um novo lar para 350 pets em 2023. A ação acontece todos os sábados pela manhã, das 9 às 12 horas, na Praça Leonel Brizola (em frente à Igreja Católica), no Centro.

Um dos casos mais emblemáticos registrados em 2023 foi o caso da cadela Graxinha. A vira-latas foi resgatada praticamente sem vida pelo departamento da Causa Animal, vinculado à SESEBE. Entre os sinais de maus-tratos, ela estava com as patas traseiras cobertas de graxa. Depois de 10 dias de tratamento, ela reagiu e foi adotada. Hoje ela vive livre em um sítio no interior da cidade.

Além de incentivar a adoção, a Prefeitura também realiza o controle do número de animais de rua. Em 2023 foram realizadas 981 castrações (entre cães e gatos), além do cadastro de mais de 400 animais.

“São trabalhos importantes e que refletem diretamente na diminuição do número de animais abandonados. Mas, mais importante ainda é que as pessoas se conscientizem e não abandonem ou maltratem os bichinhos”, aponta o prefeito Diego Francisco.

Nesta linha, o trabalho conjunto da Prefeitura, SESEBE, Guarda Municipal e Polícia Civil também teve como consequência a prisão de um homem que maltratava cães em sua residência. Depois de várias denúncias da comunidade, o trabalho conjunto acompanhou o suspeito, que desrespeitando a lei e medidas já impostas, foi preso em sua própria casa.

Atualmente a Prefeitura abriga mais de 300 animais. Isso graças a parceria com cerca de 53 cuidadores da comunidade, que auxiliam como uma “casa de passagem”, até que os cães e gatos sejam adotados. Em setembro de 2023, a Administração reconheceu o trabalho voluntário dessas pessoas dando o certificado de Cidadão Amigo do Animal.

A Feira de Adoção retorna no sábado, dia 6 de janeiro, no mesmo local e horário. Em caso de chuva, a feira é levada ao Pavilhão de Atividades Culturais (PAC), onde ocorre normalmente.

A Praça Leonel Brizola foi escolhida por ser a única na região a abrigar um “Cachorródromo”. A novidade foi inaugurada no mês de abril, com a entrega da revitalização completa da praça, que recebeu brinquedos novos – exclusivos para crianças de 0 a 6 anos -, iluminação com lâmpadas de LED, bancos para famílias e um chafariz. O cachorródromo possui brinquedos feitos para a diversão dos pets. No local também foram instaladas câmeras de monitoramento com reconhecimento facial.

Botão Voltar ao topo