EducaçãoNegóciosPublieditorial

Cinco dicas para criar treinamentos mais eficazes

Saiba como a organização e os colaboradores se beneficiam com a prática.

Os treinamentos corporativos são benéficos para colaboradores e, também, para a própria empresa. Por um lado, permite a aprendizagem de novos conhecimentos e o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades essenciais para desempenhar as tarefas do dia a dia do trabalho. Por outro, reflete positivamente nos resultados do negócio.

De acordo com informações do Workplace Learning Report do LinkedIn, “72% das lideranças concordam que treinamento e desenvolvimento se tornaram funções mais estratégicas em suas organizações”.

Além disso, dados da Microsoft Viva Glint revelam que “oportunidades de capacitação e crescimento são, agora, o principal fator a definir um bom ambiente de trabalho”. Nesse contexto, as empresas estão caminhando em direção ao processo de treinar e desenvolver colaboradores. Também estão enxergando essa prática como uma estratégia que vai além de preparar pessoas para questões internas referentes ao trabalho.

Com esse avanço, a área Treinamento e Desenvolvimento (T&D) – responsável por estruturar o crescimento do conhecimento interno – também é beneficiada. Segundo o LinkedIn Learning, a demanda por profissionais deste segmento aumentou 94% entre o segundo e o terceiro trimestres de 2021.

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

O mundo dos negócios está em constante evolução. Cotidianamente, chegam ao mercado novas formas de fazer estratégias por meio de diferentes tecnologias e ferramentas. Por isso, é importante que as empresas mantenham-se atualizadas e que essa chuva de conhecimento seja compartilhada com funcionários e setores estratégicos.

Especialistas das áreas de T&D e Recursos Humanos (RH) explicam que o treinamento de pessoal deve ter foco na aquisição de novas habilidades e competências e, também, no ganho de conhecimentos que agreguem valor às funções da empresa.

Para garantir uma boa experiência para os profissionais e a organização com a realização dos treinamentos, é possível seguir algumas orientações.

Use ferramentas que possam contribuir para o processo

Há diferentes ferramentas disponíveis no mercado que podem contribuir para potencializar os resultados de um treinamento corporativo. Criar mapa mental auxilia na organização das informações para que os colaboradores possam ter melhor compreensão sobre o tema abordado.

Há, também, softwares específicos para a realização desse tipo de trabalho na empresa. As soluções ajudam a otimizar o trabalho e esclarecer dúvidas com mais facilidade.

Planeje o treinamento em etapas

Em uma empresa, os treinamentos podem ser realizados com foco em uma necessidade ou uma oportunidade a curto prazo e devem estar alinhados com as metas da organização.

Uma dica de profissionais da área para que a estratégia seja eficaz é realizá-la por etapas, que vão desde o diagnóstico de problemas ou gaps – como, por exemplo, identificar se a organização precisa adquirir conhecimentos sobre Inteligência Artificial – à avaliação e análise de resultados.

Agregue valor ao time

No mercado, existem plataformas e soluções que auxiliam no processo de desenvolver, implementar e melhorar os treinamentos. Portanto, outra orientação é que, independente de quem esteja tomando à frente do projeto de treinamentos, a ação precisa agregar valor para o time de colaboradores e para a organização.

Para isso, é importante deixar claro para os funcionários os motivos da atividade e da participação, afinal, o envolvimento e a dedicação de cada um é importante para os resultados.

Escolha um método

A definição dos métodos de aprendizagem também é necessária para que a experiência seja positiva. Por isso, é fundamental conhecer quais tipos de métodos existem e aprofundar sobre cada um.

Essas ações ajudarão a identificar qual deles se encaixa mais no perfil da empresa e dos colaboradores. Entre os mais conhecidos estão: coaching, mentoria, cursos e grupos de estudo.

Envolva as lideranças

Por fim, a participação de líderes nos ambientes onde acontecerão os treinamentos também é indicada. Eles irão atuar como intermediários, sendo responsáveis por passar segurança para suas equipes, reforçando, também, o que a organização espera dos funcionários após a realização do treinamento.

A realização de um treinamento eficaz e estratégico contribuirá para aumentar a produtividade, otimizar a qualidade do trabalho, reduzir a rotatividade de funcionários, promover a inovação e criar talentos e líderes futuros.

Botão Voltar ao topo