EsportesPublieditorialSaúde

Esportes e saúde mental: compreendendo os desafios dos jogos profissionais

Se você é um jogador, provavelmente já pensou em tentar se tornar profissional em um momento ou outro. Esta foi a realidade de muitos profissionais atuais, que transformaram seus hobbies em uma carreira dentro de uma indústria multibilionária. No entanto, apesar do mundo dos esportes eletrônicos estar repleto de entusiasmo e fãs, ele tem seus desafios – especialmente no departamento de saúde mental. É por isso que neste artigo vamos dar uma olhada nos principais problemas de saúde mental enfrentados pelos atletas profissionais de esportes eletrônicos, juntamente com algumas maneiras de melhorar a situação.

O que é um jogador profissional?

Os jogadores profissionais são atletas de esportes eletrônicos que competem em torneios de jogos e outros ambientes competitivos. Esses jogadores geralmente se especializam em um título específico – como Fortnite, League of Legends ou CS:GO – aprimorando suas habilidades para competir no mais alto nível. Embora os jogos profissionais costumavam ser um empreendimento de nicho, hoje existem inúmeros eventos em todo o mundo onde jogadores e equipes competem para ganhar prêmios multimilionários.

Publicidade

Falando nisso, se você está tentando se tornar um jogador profissional, pode estar procurando uma maneira de ficar à frente da concorrência. Se você gosta de League of Legends, pode comprar contas LoL para começar a competir com os melhores dos melhores.

Os desafios dos jogos profissionais

O ambiente de alto estresse

Os jogos competitivos são estressantes, assim como qualquer esporte. Mas embora esse estresse possa ser emocionante em um ambiente casual, em um ambiente profissional ele pode rapidamente se transformar em um gigante intenso contra o qual os jogadores têm que lutar constantemente.

Publicidade

Devido às muitas responsabilidades dos jogadores, como treinar, manter classificações e atuar em torneios com torcedores e premiações em dinheiro em jogo, o estresse é uma realidade cotidiana para os profissionais de esportes eletrônicos. Por causa disso, um dos problemas de saúde mental mais comuns – pelo menos um que é discutido abertamente – é o esgotamento. E o esgotamento não só tem impactos imediatos na saúde mental, como também pode levar a consequências a longo prazo.

Isolamento e Solidão

Já mencionamos a pressão exercida sobre os atletas de esportes eletrônicos para treinar e ter desempenho; isso leva a longas horas praticando sozinho ou em equipe. Muitas vezes, isto pode levar a sentimentos de isolamento e solidão devido às exigências e objetivos profissionais dos jogadores, levando-os a sacrificar as suas vidas sociais externas. Por causa disso, alguns jogadores profissionais relataram dificuldades para estabelecer e manter relacionamentos saudáveis fora de seu ambiente profissional.

Ansiedade de desempenho

É dia de jogo em um torneio eliminatório. Ou você vence ou arrisca sua carreira.

Nem é preciso dizer que esta situação é extremamente estressante. Os profissionais não querem apenas progredir em suas carreiras, mas também atingir as expectativas de seus torcedores e companheiros de equipe. Esse estresse leva muitos profissionais a desenvolver ansiedade de desempenho, que pode se manifestar em vários sintomas físicos, desde suores e tremores até náuseas.

Trollagem e assédio online

Embora muito do estresse dos jogos profissionais venha das próprias partidas, alguns fatores de estresse vêm da comunidade. Não é nenhum segredo que a comunidade de jogos às vezes pode ser brutal, e os jogadores profissionais às vezes enfrentam as piores formas de assédio e trollagem online. A exposição consistente a comportamentos tóxicos online, ou mesmo dentro do jogo para o qual estão treinando, pode ter um grande impacto na saúde mental dos profissionais.

É claro que a maioria dos jogadores é positiva e apoia seus profissionais favoritos, mas são poucos os que podem causar danos reais.

Falta de estrutura e suporte

Um dos problemas mais fundamentais dos estressores de saúde mental dos jogos profissionais vem da falta de estrutura e apoio dado aos profissionais. Fora da comunidade de jogos, muitos verão os jogadores profissionais simplesmente como pessoas de sorte que podem se dedicar ao seu hobby despreocupado o dia todo; o que significa que muitas pessoas fora do mundo dos jogos podem inicialmente não apoiar os desafios que os profissionais enfrentam.

Dito isto, nos últimos anos, os desafios de saúde mental que rodeiam os jogos profissionais tornaram-se mais conhecidos, com uma série de organizações, iniciativas e torneios de desportos eletrônicos a fornecer apoio especializado aos jogadores profissionais.

Enfrentando os desafios da saúde mental:

Como podemos ver, os jogadores profissionais podem enfrentar diariamente uma série de desafios de saúde mental. Felizmente, há muitas maneiras pelas quais nós, como profissionais, familiares, amigos e uma comunidade de jogadores, podemos ajudar a aliviar o fardo dos jogos profissionais. Aqui estão algumas maneiras principais:

Serviços de apoio à saúde mental

A nível industrial, é vital que as instituições desportivas comecem a incorporar serviços de apoio à saúde mental nos seus treinos, torneios e regulamentos. Felizmente, já estamos começando a ver isso acontecer em vários lugares.

Advocacia e Educação

Uma das melhores maneiras de ajudar a lutar contra essas lutas de saúde mental é aumentar a conscientização, educando a si mesmo e aos outros, ao mesmo tempo em que defende um melhor apoio em toda a indústria de jogos.

Associações de Jogadores

Assim como em qualquer setor, é importante que os jogadores profissionais tenham uma plataforma para que suas vozes sejam ouvidas. As associações de jogadores começaram a surgir em toda a indústria de jogos, o que ajuda a resolver vários problemas em todo o setor, dando uma voz coletiva à luta pessoal de muitos. Criar e apoiar associações de jogadores é uma das melhores formas de ajudar.

À medida que a indústria dos desportos eletrônicos continua a crescer e a evoluir, é vital que a saúde mental dos jogadores continue a ser uma prioridade máxima. Embora o progresso esteja sendo feito em toda a indústria, cabe a todos dentro dela – seja você um jogador profissional, um fã ou um membro da família – ajudar a trazer melhor conscientização, compreensão e apoio à saúde mental para os jogadores profissionais que precisam. Afinal, esta é uma indústria baseada na superação de desafios e, bem, na diversão. Então, vamos garantir que todos possamos continuar fazendo as duas coisas.

Botão Voltar ao topo