EducaçãoSanta Catarina

Instituto Federal de SC anuncia 953 vagas pelo Sisu 2024

O Instituto Federal Catarinense (IFC) divulgou o edital 02/2024, detalhando as vagas disponíveis para os cursos superiores através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O Instituto Federal Catarinense (IFC) lançou o edital 02/2024, que traz informações sobre as 953 vagas para os cursos de graduação disponíveis através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas estão distribuídas entre os 15 campi do IFC, localizados em Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

Os interessados em concorrer às vagas do IFC podem se inscrever de 22 a 25 de janeiro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online no site oficial do Sisu. Podem se inscrever os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) e obtiveram nota na redação. O processo seletivo do Sisu é organizado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC). Portanto, é importante acompanhar o site do Sisu para eventuais mudanças no cronograma.

Edital 02/2024 – seleção via Sisu – cursos de graduação

Para o primeiro semestre de 2024, o IFC disponibilizará 853 vagas em todos os campi. As vagas são para os seguintes cursos de graduação de bacharelado, licenciaturas e tecnólogos: Agronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Ciências Agrícolas, Design de Moda, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Física, Gestão de Turismo, Logística, Matemática, Medicina Veterinária, Negócios Imobiliários, Pedagogia, Pedagogia – Ênfase em Educação do Campo, Química, Redes de Computadores, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, Zootecnia.

No segundo semestre de 2024, serão disponibilizadas 100 vagas. Dessas, 80 são para o curso de Agronomia, nos campi de Rio do Sul e Santa Rosa do Sul, e 20 vagas para o curso de Engenharia da Computação, no Campus São Bento do Sul.

De acordo com a lei, o IFC reserva vagas através do Sistema de Ações Afirmativas (cotas). No momento da inscrição, é necessário escolher entre a ampla concorrência ou as cotas. O sistema de ações afirmativas é dividido em cotas para estudantes de escola pública (EP), de baixa renda familiar (BR), pretos, pardos ou indígenas (PPI), quilombolas (Q), pessoas com deficiência (PcD), e também para professores da rede pública de ensino. Para esclarecer dúvidas sobre a pertinência ou não em determinada ação afirmativa, o IFC criou um infográfico disponível no Portal de Ingresso.

É importante ressaltar que quem se inscrever pelas cotas precisará comprovar sua situação antes de realizar a matrícula. A lista de documentos e os procedimentos necessários para esta etapa estão descritos no item 5 do edital 02/2024.

Serviço

Inscrições para cursos de graduação IFC – Sisu 2024

  • Data: 22 a 25 de janeiro
  • Local: site oficial do Sisu
  • Resultado: 30 de janeiro
  • Local: site oficial do Sisu e Portal de Ingresso do IFC
  • Informações: Coordenação Geral de Avaliação e Ingresso do IFC (cgi@ifc.edu.br)
Botão Voltar ao topo