Educação

FURG terá equipe de robótica em campeonato mundial na Holanda

Estudantes da FURG, de Rio Grande, estão entre as 13 equipes selecionadas para a competição

A FBOT, equipe de robótica da Universidade Federal do Rio Grande, marcará presença mais uma vez no campeonato mundial de robótica, que será realizado em Eindhoven, na Holanda, de 17 a 22 de julho deste ano. Dentre as 22 equipes inscritas globalmente, apenas 13 foram selecionadas para participar deste prestigioso evento internacional, sendo a FBOT uma delas.

Para garantir sua participação, a equipe da FURG apresentou um portfólio completo de suas realizações em robótica. Este incluiu um vídeo demonstrativo das habilidades do seu robô, um artigo científico minucioso descrevendo as capacidades do dispositivo e as ferramentas utilizadas em suas operações.

Além disso, a equipe também disponibilizou o acesso ao site oficial da FBOT, onde os interessados podem encontrar detalhes sobre o grupo, suas publicações relevantes e um histórico das competições nas quais a equipe participou.

Projeto FBOT

A equipe de robótica do FBOT é composta por aproximadamente 50 alunos, principalmente oriundos dos cursos de Engenharia de Automação, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação. O projeto é uma iniciativa do grupo de automação e robótica inteligente da FURG, voltada ao desenvolvimento de robôs móveis e autônomos para participar de campeonatos brasileiros e, recentemente, mundiais de robótica.

Em 2022, a Equipe de Robótica da FURG conquistou o terceiro lugar na RoboCup 2022, a Copa do Mundo de Robótica, na Tailândia, sendo a primeira fora do Estado de São Paulo a participar do mundial na categoria. Além do mundial, também foram bicampeões no Campeonato Brasileiro de Robótica.

Atualmente, o grupo está entre as dez melhores equipes do mundo da categoria @Home, na RoboCup 2023, sediada na França. A FBOT compete na categoria de robôs domésticos com DoRIS (Domestic Robotic Intelligent System em inglês, ou Sistema Inteligente Robótico Doméstico).

Botão Voltar ao topo