Cidades do RSEventosNotíciasRio Grande do Sul

Uvas brilham como atração principal em Caxias do Sul

Expositores destacam-se na montagem da tradicional exposição nos Pavilhões da Festa Nacional da Uva.

A Festa da Uva de 2024 ganhou um brilho especial nesta quarta-feira (14.02) com a chegada das uvas, o destaque do evento, aos Pavilhões. Durante a manhã, os produtores dedicaram-se à montagem da exposição, que este ano reúne 236 expositores, 594 inscrições de frutas, abrangendo 38 variedades e representantes de sete municípios.

À tarde, um grupo de sete jurados, incluindo o engenheiro agrônomo Paulo Dullius da SMAPA, realizou uma avaliação às cegas das uvas. Os vencedores serão anunciados nos próximos dias, e um jantar de premiação está programado para o segundo final de semana do evento.

O Prefeito Adiló Didomenico e o Diretor de Agricultura da Festa, Rudimar Menegotto, fizeram questão de acompanhar a montagem e conversar com os produtores, expressando gratidão e parabenizações. Entre os expositores, destaque para a família de Celso Cechin, de Loreto da Segunda Légua, em Caxias, que participa com várias gerações e variedades de uvas, demonstrando a forte tradição e orgulho familiar no cultivo da fruta.

Amor pela terra

O cultivo da uva na Serra Gaúcha pelos descendentes de imigrantes italianos é um vívido retrato da fusão entre tradição e inovação, preservando um legado que vai além da agricultura. Quando os imigrantes italianos se estabeleceram nessa região do Brasil no final do século XIX, eles trouxeram consigo não apenas as videiras, mas também um pedaço inestimável de sua cultura, enraizada no amor pela terra e na arte da vinificação.

Foto: Bibiana Ribeiro Mendes

Essa tradição do cultivo da uva e produção de vinho tornou-se um elo vital entre o passado e o presente, um símbolo da resistência e da adaptação dessas comunidades. Cada vinha plantada e cada garrafa produzida é um testemunho da resiliência e da determinação desses imigrantes em preservar suas raízes culturais em um novo mundo. Mais do que uma atividade econômica, a viticultura na Serra Gaúcha é uma expressão de identidade e pertencimento, uma ponte entre gerações que transmite valores, histórias e um profundo senso de comunidade.

Além de ser um forte referencial para a região, o cultivo da uva e a produção de vinho na Serra Gaúcha também desempenham um papel fundamental na manutenção das tradições italianas, desde a linguagem e costumes até a gastronomia. Festas como a Festa da Uva celebram essa herança, unindo pessoas em torno da apreciação do fruto e de sua transformação em vinho, um processo quase mágico que simboliza a conexão com a terra e a celebração da vida.

Botão Voltar ao topo