Cidades do RSEventosNotícias

Festa da Uva é aberta ao público em Caxias do Sul

Uma celebração vibrante da herança cultural e agrícola, a Festa da Uva de 2024 promete atrair milhares com uma programação diversificada e rica até 3 de março.

A cidade de Caxias do Sul, conhecida por sua rica herança cultural e agrícola, está celebrando a abertura da 34ª edição da Festa Nacional da Uva. O evento, que se iniciou nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, é uma vitrine da cultura, história e tradições da região. A cerimônia de inauguração, realizada no dia anterior no Parque de Eventos da Festa da Uva, contou com a presença de notáveis figuras políticas e representantes do governo, incluindo Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, e o governador gaúcho Eduardo Leite. A cerimônia foi marcada pela inclusão e acessibilidade, com interpretação em Libras proporcionada pela Move Língua de Sinais.

Abertura da Festa da Uva 2024, em Caxias do Sul, RS – Foto por: Julio Soares

O evento deste ano é especialmente significativo, pois marca o início das comemorações dos 150 anos de imigração italiana na região, um acontecimento histórico que moldou a identidade e o desenvolvimento de Caxias do Sul. Fernando Bertotto, presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva de 2024, abriu o evento enaltecendo a união e o esforço coletivo dos voluntários, embaixatrizes e, especialmente, da rainha Lizandra Mello Chinali e das princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho. Ele destacou a importância da festa como um símbolo de união e celebração da rica tapeçaria cultural da cidade.

Adiló Didomênico, prefeito da cidade, destacou a importância da Festa da Uva para o cenário cultural e econômico de Caxias do Sul. Ele enfatizou a responsabilidade ambiental da cidade e a vitalidade da agricultura familiar, destacando que esses elementos são fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a preservação das tradições locais.

Representando o governo federal, o Ministro Paulo Teixeira homenageou as famílias italianas que se estabeleceram na região há 150 anos, contribuindo significativamente para a construção da Caxias do Sul moderna. Ele discutiu as adversidades climáticas enfrentadas pelo estado e os investimentos federais no setor agrícola, expressando seu apoio contínuo aos agricultores. Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, enalteceu o espírito comunitário e a resiliência dos imigrantes, vendo-os como uma fonte de inspiração para enfrentar os desafios atuais e futuros.

Abertura da Festa da Uva 2024, em Caxias do Sul, RS – Foto por: Ícaro de Campos

A cerimônia de abertura foi seguida por uma visita às instalações da Feira Agroindustrial, onde os participantes puderam apreciar uma variedade de estandes e exposições. O dia foi encerrado com o Desfile Cênico, um dos pontos altos da Festa da Uva, atraindo um grande público para a Rua Sinimbu, no centro de Caxias do Sul.

Este ano, a Festa da Uva traz o tema “Caminhos e Lugares”, uma homenagem aos imigrantes que começaram a povoar a região a partir de 1875. O evento espera atrair um público estimado em 500 mil pessoas, oferecendo uma série de atividades que celebram a cultura local, incluindo shows de música de vários gêneros, Jogos Coloniais, apresentações do espetáculo Som & Luz, e eventos gastronômicos como o Saguzaço, Polentaço e Uvada da Nona.

150 toneladas de uvas serão distribuídas aos visitantes da Festa da Uva 2024 – Foto por: Ícaro de Campos

Os visitantes também podem explorar espaços temáticos como a Vila das Cervejas e a Vila dos Distritos, além das feiras agroindustrial e multisetorial, que juntas apresentam cerca de 400 expositores. A Exposição de Uvas é outro destaque, com um espaço em forma de parreiral exibindo 1.800 cachos de uva, totalizando 600 kg, além da Mostra de Uvas premiadas de Caxias do Sul. Durante os dias de festa, cerca de 150 toneladas de uvas serão distribuídas ao público.

A Festa da Uva de Caxias do Sul, um evento que celebra não apenas a colheita da uva, mas também a rica tapeçaria cultural da região, continuará até o dia 3 de março. Com horários estendidos durante a semana e nos finais de semana, oferece uma oportunidade única para os visitantes mergulharem na história, na gastronomia e na cultura da região, fortalecendo o vínculo comunitário e o orgulho local.

Confira o vídeo de abertura da Festa da Uva 2024

 

Botão Voltar ao topo