EducaçãoNotíciasPorto AlegreTecnologia & Inovação

Alunos de Porto Alegre competem em torneio de robótica em Brasília

Estudantes das escolas municipais Heitor Villa Lobos e Saint Hilaire representam o Rio Grande do Sul em desafio tecnológico em Brasília.

Neste fim de semana, a capital federal do Brasil, Brasília, se torna o palco para o encontro das mentes mais brilhantes em robótica do país. Estudantes de duas escolas de Porto Alegre, a Heitor Villa Lobos e a Saint Hilaire, partem nesta terça-feira, dia 27, rumo a Brasília para participar da etapa nacional do renomado torneio de robótica First Lego League Challenge, organizado pelo Sesi. Esses jovens talentos, vencedores da etapa estadual, agora levam o nome do Rio Grande do Sul para uma disputa acirrada com outras 100 equipes de diferentes regiões do Brasil. O evento, que ocorre entre 28 de fevereiro e 2 de março, tem como prêmio a seleção de nove projetos para concorrerem na etapa mundial.

A participação destas equipes é um marco importante, considerando que, das 18 equipes de escolas públicas presentes na etapa nacional, quatro são do Rio Grande do Sul, e duas representam instituições municipais de Porto Alegre. O apoio financeiro necessário para a participação foi assegurado pela administração municipal, garantindo a presença desses jovens no evento.

José Paulo da Rosa, o secretário de Educação, expressou seu entusiasmo: “É uma enorme satisfação ver nossos alunos expandindo seus horizontes para além de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Eles não apenas ganham visibilidade, mas também compartilham e adquirem conhecimento em um cenário nacional e internacional. Os projetos apresentados por nossas equipes são um testemunho do esforço e dedicação dos estudantes, suas famílias, professores e de toda a rede escolar”.

O destaque da escola Heitor Villa Lobos é a equipe Lobóticos, formada por oito alunos e duas professoras. Eles vão mostrar um robô capaz de executar missões complexas e apresentar uma pesquisa inovadora sobre a Dança de Robôs, um campo em que já obtiveram reconhecimento internacional em competições na Holanda (2013), Brasil (2014) e Canadá (2018). Cristiane Cabral, uma das professoras da equipe, compartilhou o entusiasmo dos alunos: “Estamos ansiosos e orgulhosos de representar nossa escola e comunidade. Esperamos inspirar outras escolas e equipes com nossa jornada”.

Foto por: PMPA

A Saint Hilaire marca sua presença com a equipe Construtores SH, composta por 10 alunos, um ex-aluno e um técnico auxiliar voluntário, além de dois professores. Eles criaram o projeto “Na periferia cabe o Mundo!”, que visa superar as limitações de viagem enfrentadas por suas famílias e amigos. A equipe desenvolveu um espaço imersivo com tecnologia de ponta dentro de um caminhão, que pode viajar para comunidades periféricas, proporcionando uma experiência sensorial semelhante a viajar pelo mundo. Bruno Silva Santos, professor e técnico da equipe, expressou o comprometimento do grupo: “Trabalhamos duro durante o verão para representar nossa escola e cidade. Estamos ansiosos para apresentar nosso projeto e aprender ainda mais com as outras equipes”.

Este evento destaca a importância da robótica e da tecnologia na educação, demonstrando como estudantes de diferentes origens podem se destacar em um campo desafiador e inovador. As equipes de Porto Alegre, com seus projetos criativos e ambiciosos, estão prontas para deixar sua marca no cenário nacional de robótica.

Botão Voltar ao topo