EventosRio Grande do Sul

Concurso de Uvas da 34ª Festa da Uva celebra vencedores

Evento reúne expositores e premia destaques em variedades de uvas

No Salão da comunidade de Nossa Senhora da Saúde, a noite de sábado (24.02) foi marcada pela celebração dos ganhadores do Concurso de Uvas da 34ª Festa da Uva, um evento que reuniu 236 expositores, 594 inscrições e representantes de sete municípios. O anúncio dos vencedores, realizado no último dia 16.02, culminou na entrega de troféus, medalhas e certificados em nove categorias, reconhecendo os primeiros, segundos e terceiros colocados.

As uvas, incluindo as premiadas – agora identificadas com um selo exclusivo –, estão em exibição para o público no mezanino do Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa. Este espaço oferece uma visão única das 38 variedades de uvas participantes.

O prefeito Adiló Didomenico parabenizou os viticultores presentes pela qualidade das uvas apresentadas.

“Este ano vocês fizeram um fenomenal. Mesmo com tantas intempéries, com um clima tão adverso, as uvas estão lindas! Muito obrigado e parabéns a todos os produtores”.

Foto por: Ícaro de Campos

Rudimar Menegotto, Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Diretor de Agricultura da Festa da Uva, expressou satisfação com a qualidade das amostras apresentadas. Em seu discurso, destacou uma carta de 1886, enviada por um imigrante italiano à sua família na Itália, refletindo a história e a importância da imigração italiana para a região e para o evento.

A Rainha da Festa da Uva, Lizandra Melo Chinali, enfatizou a significância histórica da exposição de uvas, lembrando que a Festa da Uva originou-se de uma exposição semelhante.

O evento também prestou homenagem aos avaliadores da exposição de uvas, uma equipe composta por profissionais renomados no campo da agronomia e viticultura, incluindo Flavio Hillebrand, Valtair Comachio, Rodrigo Luis Boff, Paulo Adolfo Tesser, Luis Carlos Diel Rupp, Alex Maquiel Klein e Maurício Bonafé.

O encerramento do evento foi marcado por um momento especial, onde as senhoras da comunidade presentearam os convidados com a canção Mèrica, Mèrica, simbolizando a herança cultural italiana.

Autoridades como a vice-prefeita Paula Ioris, o presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, a presidente da Câmara de Vereadores e vice-presidente da Festa da Uva, Marisol Santos, também prestigiaram o evento, destacando a relevância do mesmo para a comunidade local.

Botão Voltar ao topo