EducaçãoSanta Catarina

Guia da UFSC revela alternativas de plantas nativas para substituir espécies Invasoras

Novo guia ilustrado promove biodiversidade com espécies nativas de Santa Catarina

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) anuncia o lançamento de um guia inovador, intitulado “Alternativas”, que oferece uma abordagem ecológica para paisagismo em Santa Catarina. Este guia, uma criação do recém-graduado Renato Fiacador de Lima como parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), será lançado oficialmente no dia 28 de fevereiro, durante um evento na Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A apresentação será na Sala de Reunião das Comissões nº 02 da Alesc, das 13h às 14h, e também será transmitida ao vivo pelo canal da Alesc no YouTube, oferecendo uma oportunidade única para interessados de todo o mundo.

Orientado por Michele de Sá Dechoum, professora do departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC e líder do Laboratório de Ecologia de Invasões Biológicas, Manejo e Conservação (LEIMAC), o trabalho de Lima foca em promover a utilização de espécies nativas da restinga e da floresta litorânea de Santa Catarina em paisagismo, propondo alternativas sustentáveis às plantas exóticas invasoras comumente usadas. O estudo foi inspirado na necessidade de evitar invasões biológicas e preservar a biodiversidade local, destacando-se pelo seu título provocativo: “Evitando invasões biológicas: investigação do potencial de plantas nativas para substituir plantas exóticas invasoras para fins ornamentais”.

Foto: Divulgação/UFSC

A metodologia empregada na seleção das plantas para o guia incluiu uma análise detalhada da Base de Dados Nacional de Espécies Exóticas Invasoras, gerenciada pelo Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental. A equipe considerou primeiramente espécies nativas da mesma família botânica das invasoras, buscando similaridades em forma e função. Posteriormente, um diálogo com paisagistas e a consulta a materiais técnicos permitiram a expansão da lista de substitutos potenciais.

Michele de Sá Dechoum ressalta o valor prático e ecológico do guia, destacando sua relevância para quem busca integrar jardins à paisagem natural e contribuir para a conservação da biodiversidade. Ela também enfatiza o papel inspirador que o guia pode desempenhar para paisagistas e profissionais do setor de produção de plantas ornamentais, incentivando a adoção de práticas mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis no paisagismo.

Com o lançamento deste guia, a UFSC não só fortalece seu compromisso com a pesquisa e educação ambiental, mas também oferece uma ferramenta valiosa para a transformação ecológica de espaços urbanos e naturais em Santa Catarina e além.

Para acompanhar o lançamento ao vivo, acesse aqui.
Mais informações pelo e-mail michele.dechoum@ufsc.br

Botão Voltar ao topo