Cidades do RSRio Grande do Sul

Zoológico de Sapucaia do Sul recebe dois saguis

Lindo e Ursinho vieram de um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres de São José dos Campos

Dois exemplares machos de sagui-da-serra-escuro, uma espécie de primata em risco de extinção, são os novos moradores do Parque Zoológico em Sapucaia do Sul, sob a gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

Nomeados Lindo e Ursinho, os saguis, com idade entre 3 e 4 anos, foram transferidos para o zoológico na quarta-feira, 28 de fevereiro, provenientes de um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres localizado em São José dos Campos, São Paulo. Esses primatas, que pesam cerca de 420 gramas, são conhecidos por sua agilidade em se deslocar pelas árvores, e representam uma adição inédita à fauna do Parque Zoológico.

“Também conhecido como sagui-caveirinha, por conta da face branca e corpo quase totalmente preto, habita naturalmente áreas de Mata Atlântica, principalmente na região Sudeste do país”, explica a gestora do Zoo, Caroline Costa Gomes.

O transporte aéreo foi gratuito, por conta do programa Avião Solidário da Latam. O recebimento dos animais faz parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Espécie, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Por enquanto os saguis ficarão fora de visitação até estarem habituados ao novo local e à equipe técnica. Em breve o Zoo deverá receber fêmeas da mesma espécie para o acasalamento, conforme recomendação do plano.

Acasalamento

A união para o acasalamento é uma prática entre zoológicos com o objetivo de preservar espécies ameaçadas. Em agosto de 2023, Sapucaia do Sul passou a ser residência de Kiara, de 12 anos, uma fêmea de tamanduá-bandeira. O animal foi trazido do Zoológico Municipal de Catanduva, em São Paulo, para fazer par com Gumercindo, de 13 anos. Em 2021, Cheetos, um macho de onça-pintada, foi trazido de São Paulo para Sapucaia do Sul para acasalar com Mimosa. Nos dois casos, ainda não há sinais de reprodução.

Botão Voltar ao topo