Cidades do RS

Canoas realiza Feira de Adoção de Animais especial de Páscoa no sábado (23)

Bióloga da SMBEA lembra que o chocolate é tóxico para cães e gatos

A Secretaria de Bem-Estar Animal (SMBEA) de Canoas realizará neste sábado (23) uma edição especial de Páscoa da Feira de Adoção de Animais. O evento ocorrerá das 10h às 16h, nas dependências da SMBEA, localizada na Avenida Boqueirão, 1986, no bairro Igara.

Durante a feira, além da oportunidade de adotar cães e gatos que estão em busca de um novo lar, haverá equipes da SMBEA disponíveis para fornecer orientações ao público e esclarecer dúvidas.

Adoção responsável

Esta edição especial enfocará a importância da adoção consciente de animais de estimação, ressaltando a necessidade dos futuros donos estarem plenamente preparados para assumir o compromisso de cuidar desses animais com responsabilidade.

“Os animais não devem ser vistos como presentes ocasionais, mas sim como seres vivos que exigem cuidado, atenção e amor ao longo de toda a vida”, salientou a bióloga Renata Gautier.

A teobromina, presente no chocolate, é tóxica para animais domésticos – Foto por Sonyachny

Intoxicação

Além dos cuidados com os animais e da conscientização sobre adoção responsável, outras precauções são fundamentais neste período que se aproxima da Páscoa. Entre elas, não é recomendado dar chocolate para os animais. Eles são tóxicos para cães e gatos.

“O chocolate contém uma substância chamada teobromina, que é facilmente metabolizada pelos humanos, mas pode ser altamente nociva para os animais domésticos. Eles metabolizam a teobromina de forma mais lenta, o que pode levar a uma intoxicação alimentar, causando vômitos, diarreia, aumento da frequência cardíaca, tremores e, em casos graves, convulsões e até a morte”, reforçou a bióloga.

Direitos do adotante

A secretaria se compromete a prestar alguns serviços para os tutores que adotam animais na SMBEA. Entre eles, todas as vacinas previstas no primeiro ano de vida, caso o filhote ainda não tenha recebido os imunizantes. Castrações e consultas veterinárias também são oferecidas gratuitamente.

Botão Voltar ao topo