EventosPorto Alegre

OSPA e convidados realizam concerto gratuito no Araújo Vianna (28/3)

Daniel Jobim, Mario Adnet e Zé Ibarra se juntam à Orquestra para interpretar grandes canções de Tom Jobim

O legado de Tom Jobim (1927-1994) será celebrado no concerto Jobim Sinfônico, que a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre leva para o Auditório Araújo Vianna na próxima quinta-feira, 28 de março, às 20h. A apresentação tem entrada franca, com distribuição de ingressos pelo Sympla a partir desta sexta-feira, 22 de março de 2024, às 14h. A OSPA estará sob regência de Evandro Matté e terá a companhia de convidados especiais – como o pianista Daniel Jobim, neto do compositor, o violonista Mario Adnet, duas vezes vencedor do Grammy, e o cantor Zé Ibarra, da banda Bala Desejo. A apresentação integra a Série Especial da OSPA e é também uma homenagem aos 50 anos da TVE-RS.

Jobim Sinfônico é um projeto original de Paulo Jobim (1950-2022), primogênito de Tom, e Mario Adnet, que assina a direção musical. A dupla reuniu partituras originais de Tom Jobim e também arranjos orquestrais de suas canções em um álbum duplo e DVD que venceu o Grammy Latino em 2004. O trabalho já foi apresentado ao vivo em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Estados Unidos e Holanda – sendo que, a cada apresentação, o repertório, a orquestra e os solistas mudam.

Em Porto Alegre, Jobim Sinfônico será interpretado pelas dezenas de músicos da OSPA, sob regência de Evandro Matté. O trio de solistas que vai se revezar sobre o palco do Araújo Vianna é composto pelo pianista e neto de Tom Daniel Jobim, o cantor Zé Ibarra e o violonista Mario Adnet. Também está prevista a participação especial de um quarteto vocal formado pelas cantoras Elisa Machado, Carol Braga, Cintia de los Santos e Débora Dreyer. No repertório, estão músicas adoradas pelo público, como “Saudade do Brasil”, “Águas de Março”, “Chovendo na Roseira” e “Garota de Ipanema”, entre muitas outras.

Responsável por levar a música popular brasileira aos quatro cantos do mundo, Tom Jobim sempre habitou também o mundo da música de concerto. Não à toa, era conhecido como “maestro soberano”. Seu catálogo popular é repleto de citações a compositores, como Claude Debussy, Frédéric Chopin e Maurice Ravel.

FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE

SÉRIE ESPECIAL – Jobim Sinfônico

QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024

Início do concerto: às 20h. Abertura das portas: às 18h30.

Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685, Porto Alegre – RS)

ENTRADA FRANCA

Botão Voltar ao topo