NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura prepara novo plano operacional para coleta de lixo domiciliar

O novo plano operacional da coleta de lixo domiciliar de São Leopoldo será implantado no primeiro trimestre de 2018. De acordo com a diretoria de Limpeza Pública da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), o atual plano não contempla de forma eficiente a coleta na cidade. A nova sistemática redimensiona os setores de coleta, a fim de qualificar a prestação dos serviços e aumenta o número de veículos.

Com o novo plano operacional os setores atendidos passam de 19 para 27 e o número de veículos também recebe um acréscimo, passando de sete para oito na coleta diurna, e de seis para sete na coleta noturna. Com isso serão contemplados os locais que demandam mais tempo para a coleta evitando atrasos e garantindo o cumprimento do calendário de coleta, além disso, também ocorrerá a criação de mais dois turnos de trabalho na Usina de Transbordo e Triagem de Resíduos, das 18h às 2h, de segundas a sextas-feiras e nos sábados, das 12h às 16h.

O titular da Sesp, Sandro Lima, frisa que a coleta já é realizada em 100% da cidade, porém com equipe insuficiente, o que gera problemas operacionais semanalmente, principalmente relacionados ao atrasos no cronograma de coleta. “O investimento previsto é de aproximadamente 8% do valor mensal do contrato, o que representa aproximadamente R$ 40 mil”, informou o secretário. Ele também destaca os benefícios sociais promovidos com a ampliação da triagem de resíduos sólidos. “Inicialmente serão gerados mais 30 postos de trabalho na Cooperativa de Catadores de Resíduos e Prestação de Serviços de São Leopoldo (Cooperesíduos) que realiza o serviço no local. Com a diminuição da quantidade de rejeito enviado ao aterro sanitário, a redução de gastos prevista é de 10%, o que representa praticamente o mesmo valor que será investido na qualificação da coleta de lixo”, disse.

Em 2017, mais de 39 mil toneladas coletadas

Segundo dados da Sesp, em 2017 foram recolhidos na cidade 39.571 toneladas de lixo domicilar. Foram encaminhados para o aterro, 34.531 toneladas e recicladas 5.040. A coleta seletiva de lixo retirou das ruas 2.514 toneladas no ano passado.

Foto: Divulgação/Sesp

Botão Voltar ao topo