NotíciasRio Grande do Sul

Arquivo Histórico de Caxias do Sul atrai quatro mil pessoas em 2017

Documentos, fotos, mapas, áudios e outros itens que preservam a memória de Caxias do Sul e região atraíram cerca de quatro mil pessoas ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami no ano passado. De forma presencial e online, a maior fatia desse público, que corresponde a 77,35%, é de pesquisadores em busca de fragmentos da história de famílias e empresas, entre uma infinidade de contextos que podem ser explorados. No total, o Arquivo Histórico possui aproximadamente cinco milhões de itens disponíveis para consulta.

Criado oficialmente em 1976, o local é dividido em três unidades: Arquivo Público, Privado e Banco de Memória Oral, que possui mais de mil entrevistas. Entre os milhares de itens disponíveis, o acervo fotográfico é responsável pela maior demanda de pesquisas. Grande parte é proveniente de doações da população e de órgãos públicos. Em 2017, o Arquivo recebeu mais de 10 mil itens, como cartas, passaportes, fotografias e cadernos escolares, entre outros. Uma Comissão de Avaliação seleciona os materiais para o acervo, que devem ter ligação direta com a memória da cidade e da região.

Para chamar atenção à riqueza do acervo, alguns eventos ocuparam o espaço durante o ano, como a I Semana Nacional de Arquivos e colóquios com temas diversos, que somaram quase 500 participantes. O Arquivo também recebeu cerca de 300 pessoas em grupos acadêmicos ou turísticos de Caxias do Sul e de outras cidades brasileiras, que vieram conhecer o espaço. “O hábito de valorizar a história e o patrimônio documental, que é nosso objeto de trabalho, precisa ser inserido no dia a dia da comunidade, para que possamos olhar para trás e entender como chegamos até aqui”, defende Catiuscia Xavier, diretora interina do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

O professor e historiador Ramon Tissot entende o Arquivo como o principal espaço de memória de Caxias do Sul. “Esse ambiente é de extrema importância, porque guarda a identidade do município. Quando vasculhamos o espaço, encontramos a Caxias do passado. Ele é um dos melhores arquivos da América Latina, com seu trabalho de patrimônio e memória”, destaca Ramon.

Qualquer pessoa pode ter acesso ao acervo. Apenas a reprodução de alguns itens está sujeita a restrições. Além de pesquisas presenciais, o Arquivo também disponibiliza grande parte da documentação pública para consulta online por meio do link: https://bit.ly/2Dqexya.

O Arquivo Histórico Municipal fica na Avenida Júlio de Castilhos, 318, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Visitas guiadas para grupos podem ser agendadas pelo e-mail arquivomunicipal@caxias.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3901-1318.

Botão Voltar ao topo