NotíciasRio Grande do Sul

Editais da Secretaria da Cultura serão lançados até o final do mês

Centro Municipal de Cultura – Foto/Divulg./PMNH

A Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo (Secult) e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) informam que o Edital da Pinacoteca Municipal e o Edital de Estímulo a Projetos Culturais e Artísticos de 2018 serão publicados até o final do mês de janeiro. Ambas iniciativas fazem parte das ações de integração e incentivo às atividades culturais no município. As publicações serão realizadas no site funcultura.novohamburgo.rs.gov.br. “Estes editais representam um investimento direto no artista local, trazendo uma convicção que será reafirmada e fortalecida durante este ano. Ficará muito evidente a importância de investimentos em arte como forma de ampliação da matriz econômica da cidade”, declara o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso.

Para o presidente do CMPC, Henrique Schneider, os editais marcam a democratização do processo cultural. “Eles são uma garantia de maior democracia e de maior diversidade com relação à cultura, contemplando vários setores. Do mais tradicional até o menos comum, mas que tem a mesma validade, evitando qualquer tipo de preferência ou apadrinhamento”, comenta Schneider.

O primeiro edital tem o objetivo de realizar processo seletivo de obras, ações e proposições que possam ocupar, em 2018, a Pinacoteca Municipal, que fica no Espaço Cultural Albano Hartz. Além de democratizar o acesso ao Espaço Público, este edital também tem o objetivo de promover e divulgar as mais diversas manifestações nas artes plásticas e visuais. Além de estimular a criatividade e oferecer ao público, artistas e estudiosos a oportunidade de conhecer e participar da produção artística, também contribuindo para a formação cultural e educacional do cidadão.

Já o Edital de Estímulo a Projetos Culturais e Artísticos de 2018 busca receber propostas culturais e artísticas de empreendedores culturais (Pessoa Física e Pessoa Jurídica) de Novo Hamburgo. Serão selecionados projetos em diferentes segmentos culturais e que devem ser executados no município. Ao todo, 216 mil reais estarão disponíveis, provenientes do Fundo Municipal de Cultura. Este valor será dividido para o financiamento das propostas culturais nas seguintes áreas: Artes Circenses, Artes Plásticas e Audiovisual, Capoeira, Carnaval, Dança, Hip Hop e Pontos de Cultura, Literatura, Música, Patrimônio Histórico e Cultural, Produção Cultural, Teatro e Tradicionalista.

Botão Voltar ao topo