Negócios

Fuga Couros ganha certificado de sustentabilidade

Um novo marco histórico se estabeleceu no setor de couros do Brasil. A empresa Fuga Couros, de Marau (RS), foi reconhecida com a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), no nível Prata. Trata-se do primeiro curtume do país a concluir todas as etapas do programa instituído pelo CSCB e ser auditado de acordo com a norma ABNT NBR 16.296, por meio de organismo acreditado pelo INMETRO. O CSCB é o primeiro programa que firma o compromisso do setor coureiro do Brasil com as melhores práticas no tripé meio ambiente, sociedade e economia. É apoiado pelo projeto Brazilian Leather – uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo à participação do couro do país no mercado externo.

O CSCB firma também um compromisso da empresa com a melhoria contínua, já que há um cronograma estabelecido de auditorias, avaliações e recertificação para os próximos três anos. Atualmente, 18 curtumes do Brasil estão em processo para chegar à auditoria de verificação do atendimento à normal (ABNT NBR 16296 – Couros – Princípios, critérios e indicadores para produção sustentável).

O que é o CSCB
A Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB) foi construída pela cadeia que integra a indústria de couros do país e é apoiada pelo projeto Brazilian Leather – uma iniciativa do CICB e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo à participação do couro do país no mercado externo. O CSCB  promove e reconhece as melhores práticas dos curtumes no que tange resultados econômicos, redução de impacto ambiental e relações com colaboradores e comunidades. São 173 indicadores a serem trabalhados pelas empresas inseridas no CSCB, tais como:

– redução de consumo de água
– redução de consumo de energia
– controle de qualidade de produtos
– origem da matéria-prima
– substâncias restritas
– saúde e segurança do trabalhador

Botão Voltar ao topo