NotíciasRio Grande do Sul

Torneio de Basquete e Ruas de Lazer movimentam Praça do Foguete em NH

Muitos pontos, manobras, brincadeiras e bate-papos. Assim pode-se resumir o domingo, 28, na Praça do Foguete, no bairro Pátria Nova, com a realização de dois eventos integrados pelas secretarias de Esporte e Lazer (Smel) e Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh): a 1ª edição do ano do projeto Ruas de Lazer e o Torneio de Basquete 3×3.

Foram jogadas partidas da 1ª fase do Torneio neste domingo. Competição segue no próximo final de semana

Basquete reuniu mais de 100 atletas

A “bola laranja” perdeu o protagonismo para a integração entre os atletas durante a realização da 1ª fase do Torneio 3×3 organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer. Ao todo, 105 jogadores de Novo Hamburgo e de várias cidades da região formaram 35 trios e disputaram jogos divididos por chaves previamente sorteadas. Conforme regulamento, os jogos tinham duração de 10 minutos ou 12 pontos, o que chegasse primeiro. Os dois melhores trios de cada chave se classificam para a fase final.

“É uma satisfação bastante grande poder ver esse pessoal aproveitando esta quadra. A Secretaria de Esporte está cada vez mais chegando perto da comunidade e fazendo, principalmente, o que eles gostam. Este tipo de torneio, nós só estamos coordenando, o que eles sempre fizeram bem. Então, o incentivo que estamos aqui propiciando é de que cada vez mais se pratique esporte, que se consiga juntar esta comunidade. Cada vez que a gente consegue fazer isso é uma satisfação”, enaltece o entusiasmado secretário de Esporte, Jorginho Schmidt.

A avaliação positiva do torneio também foi compartilhada por atletas e integrantes da arbitragem solidária.

“Sensacional! Surpreendente o número de inscrições. Isso é sinal da carência que tem esse esporte e do sucesso da iniciativa da Secretaria de Esporte, pela quantidade de pessoas jogando e pelo envolvimento de todos, até na arbitragem solidária. Eles estão percebendo que depende deles o torneio, a continuidade do esporte, a quadra, ou seja, o esporte é nosso! Está sendo bem legal esta construção. Muito feliz de estar aqui”, conta Fábio Ajudarte Lopes, atleta e integrante da arbitragem.

O torneio conta com a chamada “arbitragem solidária”, em que integrantes dos trios que não estavam jogando eram os juízes.

O restante dos jogos da 1ª fase do torneio e as partidas finais até a consagração dos campeões ocorrerá no próximo domingo, 3 de fevereiro. A atividade faz parte do Projeto Novo Hamburgo Mais Verão.

1ª edição do projeto Ruas de Lazer

Envolver a comunidade nos espaços da cidade. Este é o objetivo do projeto “Ruas de Lazer”, que ocorreu paralelo ao Torneio de Basquete, com o fechamento da Avenida Primeiro de Março, no sentido bairro-Centro, no trecho que vai da Rua Oswaldo Aranha até a Rua João Pessoa, abrangendo a Pista de Eventos José Eli Teles da Silveira até a Praça do Foguete.

A iniciativa, que teve a sua 1ª edição no domingo, se estenderá por todos os domingos do ano e oportuniza que se pratique atividades como andar de patins, bicicleta e skate ou simplesmente se sente para um bate-papo na rua com total segurança.

“O primeiro dia está sendo bem interessante, principalmente, pelo movimento do próprio campeonato de basquete. O pessoal está realmente usando a rua e a pista de eventos. Isso é interessante A Guarda Municipal circulou por aqui. Acho que está bem dentro do que a gente imaginava!”, comenta a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira.

Artesãos da Economia Solidária e o Canil Municipal estiveram presentes na 1ª edição do projeto. O projeto Ruas de Lazer ocorre sempre das 09h às 20h.

PMNH
Foto: Rodrigo Ramazzini

Botão Voltar ao topo