Geral

MinC quer reconhecimento do candomblé e da umbanda como patrimônio histórico nacional

O Ministério da Cultura (MinC) vai encaminhar o reconhecimento do candomblé e da umbanda como patrimônio histórico nacional. O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, nesta sexta-feira (27), no Rio de Janeiro, durante encontro com líderes de comunidades tradicionais de terreiros.

O ministro participou do debate O lugar da tolerância religiosa e da religiosidade de matriz africana nas políticas culturais, organizado por líderes de comunidades tradicionais, que apresentaram uma agenda com propostas. Na ocasião, Sá Leitão anunciou a constituição de um grupo de trabalho integrado por representantes do MinC, de entidades vinculadas e das comunidades tradicionais de terreiros, para dar encaminhamento à agenda.

O reconhecimento de uma manifestação como patrimônio histórico nacional é feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Os líderes religiosos também pediram a inscrição do candomblé e da umbanda como patrimônio histórico mundial. Sá Leitão disse que o grupo de trabalho vai cuidar do encaminhamento do processo na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O debate reuniu cerca de 100 pessoas ligadas às religiões de matriz africana. Após receber a pauta das comunidades de terreiro, Sá Leitão disse que a missão do MinC é contemplar a diversidade cultural e a pluralidade do país. “Minha visão sobre cultura e sobre sociedade é a visão da diversidade e da pluralidade. A gente precisa construir uma sociedade realmente democrática e inclusiva no Brasil, com espaço para todos independentemente do credo, da ideologia e da cor. Ainda temos a caminhar nessa direção”, afirmou.

Botão Voltar ao topo