GeralPublieditorial

5 fatores de cuidado com a sua saúde mental

Em uma vida de rotina acelerada, cheia de compromissos e muito trabalho, cuidar da saúde mental passou de luxo a uma questão de necessidade básica. O bem-estar mental não engloba unicamente ter doenças afastadas, mas sim manter uma mente em equilíbrio e pleno funcionamento, que encare o ritmo diário sem grandes percalços.

Publicidade

Há muitas maneiras de prezar pela saúde mental e é sobre isso que se vai falar aqui. Pode-se ir em busca da paz interior da forma que mais trouxer retorno: há quem medite, quem prefira correr uma maratona, quem goste de jogos que instiguem o cérebro… há espaço para tudo, basta apenas ir em direção ao que for mais útil e confortável para cada um.

Conexões sociais de qualidade

É possível unir-se aos amigos para jogar conversa fora, assistir a uma partida de futebol ou mesmo elaborar apostas esportivas em conjunto. Isso pode acontecer até online, se se preferir assim. Junte-se ao melhor dos apostadores do Brasil na Superbet para ver como fazer.

Publicidade

O que é realmente importante nisso é a necessidade de ter amigos nos quais se possa confiar. Cultivar relações significativas, que tragam um descanso para o emocional, é algo que faz toda a diferença. Desenvolver laços fortes e íntimos com pessoas queridas traz para a saúde mental o aconchego que ela necessita.

Todos devem empenhar-se em sair do mundo da distância social e trabalhar duro na conquista da proximidade. Esse contato com pessoas que queremos bem traz para a mente um conforto necessário para o seu bom funcionamento. É importante empenhar-se e investir nesse cuidado que trará muitos benefícios emocionais.

Autocuidado e descanso adequado

O autocuidado tende a ser muito hostilizado, por parecer algo fútil e superficial. Na verdade, ele é muito importante e faz toda a diferença no desenvolvimento de uma mente plena. Estar atento a si mesmo e identificar necessidades é algo que apenas cada um pode fazer por si mesmo. Dessa maneira, é possível desenvolver uma alimentação rica em nutrientes, uma rotina de sono saudável, o envolvimento com atividades que tragam prazer e satisfação como os hobbies.

O autocuidado é como uma barreira para a sobrecarga. Ele impede que os limites sejam extrapolados e permite que haja respeito para com o seu período de descanso, que é um dos pilares para o bem-estar. Cuidando bem de si mesmo é possível manter-se feliz e saudável, por isso não se pode abrir mão desse ato de amor.

Exercício regular

Se há algo que está diretamente ligado é a saúde mental com a prática de exercícios físicos. Se manter fisicamente ativo proporciona não somente uma melhora do humor e consequente redução do estresse, como também aumento da autoestima, da capacidade de ter uma boa noite de sono e até mesmo da habilidade de lidar com as questões mais complicadas do dia a dia.

Praticar algum tipo de esporte ou exercício que empregue movimento traz uma série de benefícios. E não é necessário ser nenhum atleta de elite para isso. É possível se beneficiar com as vantagens do exercício físico sendo um atleta amador, que pratica os seus movimentos regularmente, mas mesmo sem nenhuma aspiração ao profissionalismo.

Não importa se se vai correr 10km ou apenas caminhar por meia hora. O importante é levantar-se do sofá e ir mexer o corpo. Pode ser uma aula de dança, uma partida de tênis ou mesmo aquela pelada do final de semana. Tudo colabora para que o corpo faça um afago na mente e, assim, andem juntos, lado-a-lado, cheios de saúde.

Praticando a atenção plena

Mindfulness é o nome dado para a atenção plena. Essa é uma prática que tem como intenção proporcionar atenção e consciência completamente no presente. Sendo assim, focado apenas no que está acontecendo agora, pode-se observar uma melhora considerável dos níveis de estresse, bem como diminuição da ansiedade (foco no futuro) e também da depressão (foco no passado).

Há muitas maneiras de se alcançar o mindfulness. Uma delas é separar um momento da manhã para praticar a meditação. Geralmente a meditação guiada é a mais adequada para iniciantes, pois ensina passo a passo como chegar até a atenção plena. Para isso, deve encontrar-se um lugar tranquilo e sossegado, onde se conseguirá ficar sem intervenções por alguns momentos.

Concentrar-se na respiração com os olhos fechados e voltar todos os pensamentos a si mesmo naquele exato momento. Inspirar profundamente e expirar observando cada movimento do corpo. Focando apenas no que estiver acontecendo com o corpo e a mente durante a prática. Por tantos minutos quanto for possível, deve pensar-se apenas no que está acontecendo naquele instante, observando os benefícios da atenção plena surgirem na mente.

Procurar ajuda profissional sempre que necessário

Por fim, se mesmo com a aplicação de todas estas táticas a pessoa ainda se sentir angustiada e com o seu bem-estar mental prejudicado, deve procurar a ajuda de um profissional. O tabu quanto ao acompanhamento de auxílio psicológico já não deve mais existir, afinal, todos merecemos ter uma mente sadia. Portanto, ao sinal de qualquer desequilíbrio, não se deve hesitar na busca por apoio. Isso só ajudará ainda mais a manter uma vida feliz e tranquila.

Botão Voltar ao topo