Negócios

Sicredi Pioneira RS participa de evento com cooperativas de todo o Brasil

Os cases do Fundo Social e da sucessão na presidência da cooperativa foram apresentados nos últimos dias 1º e 2 de fevereiro em Brasília, durante o workshop de boas práticas do prêmio excelência de gestão do Sescoop Nacional. Tiago Luiz Schmidt, presidente, e Daniel José Hillebrand, gerente de relacionamento, representaram a Pioneira no evento que reuniu cooperativas de todo o Brasil.

O processo sucessório na presidência foi destaque entre os cases apresentados. Segundo Schmidt, em novembro de 2016 o Conselho Monetário Nacional instituiu a Resolução 4.538/16 que trata da necessidade de haver uma política de sucessão em instituições financeiras. Mas a cooperativa foi pioneira e criou o seu modelo a partir da prática, uma vez que o processo de sucessão dentro da cooperativa iniciou em junho de 2016. “Foi gratificante inspirar outras pessoas a pensarem a sucessão dentro das suas cooperativas, a partir do nosso processo que foi transparente e envolveu todo o Conselho de Administração”, destaca o presidente.

Já o Fundo Social, que vem sendo reconhecido como um programa de responsabilidade social, exemplificou como as cooperativas podem construir comunidades melhores. “Ao longo destes três anos contribuímos para centenas de entidades poderem desenvolver seus projetos com milhares de crianças e jovens da nossa área de atuação em um processo democrático onde o associado decide qual percentual do resultado quer destinar para o Fundo Social e os coordenadores de núcleo avaliam e definem a distribuição dos valores por projeto na agência”, aponta o gerente de relacionamento.

O workshop de boas práticas de gestão e governança 2018, aconteceu de 29 de janeiro a 2 de fevereiro na sede da OCB em Brasília (DF). As cooperativas premiadas pelo Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, ciclo 2017/2018, apresentaram 15 cases de sucesso que contribuem com o desenvolvimento das cooperativas.

Botão Voltar ao topo