NotíciasRio Grande do Sul

Rede Municipal de São Leopoldo se prepara para ano letivo

Rede Municipal de Ensino atende mais de 30 mil alunos e envolve entre professores e funcionários, próprios e terceirizados, mais de 3 mil colaboradores

Na quarta-feira, 21 de fevereiro, mais de 26 mil alunos voltam às salas de aula na Rede Municipal de Educação de São Leopoldo. As professoras e os professores serão recepcionados um dia antes, 20 de fevereiro, no anfiteatro Padre Werner, na Unisinos, no evento de abertura do ano letivo com a palestra “Políticas Públicas em Educação: cenário e perspectivas”, ministrada por Juremir Machado em três turnos: às 8h30, 13h30 e 17h30.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou uma série de ações a fim de garantir a estrutura necessária para o início do ano letivo. De acordo com a secretária de Educação em exercício, Mariléia Sell, “apesar de todas as dificuldades conjunturais, a gente está tentando se reinventar, reorganizar muitas demandas de forma a não deixar de oferecer a melhor qualidade na educação pública”, considerou a secretária. Segundo a professora, neste ano, a Smed buscará fazer frente a todas as pautas conservadoras que tentam “limitar a nossa ação docente, como Escola sem Partido e Ideologia de Gênero, que tentam tolher a nossa ação como professores na sala de aula, nos desrespeitando quanto profissionais capacitados e éticos, sabedores do que fazemos em sala de aula A gente vai aprofundar a reflexão sobre esses movimentos na educação brasileira a começar pela abertura do ano letivo”, completou Mariléia.

A Rede Municipal de Educação de São Leopoldo tem 51 Escolas, sendo 38 de Ensino Fundamental (EMEFs), 13 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e 41 Escolas de Educação Infantil Credenciadas. São 26.937 crianças e adolescentes – 23.809 nas escolas municipais ( 3.616 nas EMEIs e 20.193 nas EMEFs) e cerca de 3.128 nas credenciadas – atendidas pelo município. Mais de 1764 professores e cerca de 320 funcionários trabalham nas escolas municipais, além dos 567 trabalhadores das escolas credenciadas e 302 terceirizados.

Secretaria de Segurança e Defesa Comunitária inicia o projeto Volta Às Aulas

A partir de quarta-feira, 21 de fevereiro, a Secretaria de Segurança e Defesa Comunitária (Sesdec) também retoma o projeto Volta Às Aulas, inciativa que busca conscientizar estudantes e pais sobre segurança no trânsito. A abertura oficial, com a presença de autoridades, acontece na sexta-feira, 23 de fevereiro, às 13h30, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini.

A ação consiste na distribuição de materiais e conversas sobre a temática, e acontece todos os anos no início de ano letivo, abrangendo todas as regiões da cidade de São Leopoldo, no período da manhã e da tarde. O projeto é organizado pela Sesdec, por meio das Diretorias de Políticas de Segurança Cidadã e Guarda Civil Municipal, Secretaria Municipal de Educação (Smed) e 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Semurb promove melhorias no entorno e acesso às escolas

O Programa Volta às Aulas, ação da Prefeitura de São Leopoldo através da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos, está promovendo desde o início do ano a limpeza e melhorias das vias públicas próximas às escolas. As melhorias que envolvem capina, pinturas, iluminação, desobstrução de esgoto. O trabalho ocorreu no entorno de 50 escolas municipais da cidade incluindo 34 praças e 10 acessos aos bairros (59km de roçada, pintura e capina). Houve a remoção de 720m³ de resíduos sólidos depositados irregularmente, poda em 26 escolas, além de troca de 224 lâmpadas na iluminação pública do entorno das escolas.

Para o prefeito Ary Vanazzi as melhorias serão realizadas de maneira periódica. “Desde o ano passado estamos atuando com o Fórum de Serviços Integrados e todos os bairros receberam os devidos cuidados por parte da Prefeitura, que mesmo com as dificuldades financeiras, se esmera para manter estes serviços. A população também precisa fazer a sua parte nos ajudando com o zelo aos espaços públicos”, frisou Vanazzi.

Botão Voltar ao topo