Geral

Alunos do Ensino Fundamental retornam às aulas em Esteio

Após aproveitarem o período de férias, os 8,3 mil alunos da rede pública municipal de ensino retornaram às aulas nesta segunda-feira (19) nos 18 centros municipais de Educação Básica (CMEBs). No início da manhã, o prefeito Leonardo Pascoal e o secretário municipal de Educação, Marcos Dal’Bó, estiveram no CMEB Edwiges Fogaça para dar as boas-vindas a alunos e professores.

No CMEB Dulce Moraes, os alunos do oitavo ano estavam tendo sua primeira aula de Educação Física do ano. Entusiasmada com o novo ano letivo, a aluna Nathaly Vitória Schroeder comentou que não via a hora de voltar às aulas. “Curti bastante as férias, mas nos últimos dias eu não estava aguentando mais ficar em casa”, disse a estudante de 12 anos.

Quem também estava feliz em voltar à sala de aula, era Eduarda Machado da Silva, de 11 anos, aluna do CMEB Érico Veríssimo. Ela destacou a alegria de retornar à escola, voltar aos estudos e rever os colegas. “Amo vir à escola. Durante as férias, eu costumava passar aqui na frente e sentia muita saudade. Acabei enjoando de ficar em casa. Estou muito feliz com a volta”, falou a estudante do sexto ano, que estava participando da aula de Português.

Volta às aulas para o EJA
Conforme o calendário da SME para o ano letivo 2018, as turmas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) reiniciam os estudos nesta terça-feira (20).

Palestra Motivacional
Nesta segunda-feira (19), às 18h, o palestrante e escritor Eduardo Shinyashiki falará sobre “Autoestima e Motivação para Professores”. Apesar do nome, o evento é voltado para todos os profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME). A palestra será na Casa do Gaúcho, no Parque de Exposições Assis Brasil. Para garantir um lugar na plateia, o servidor da SME deve realizar a inscrição até as 12h desta segunda-feira (19) através deste link.

No bate papo, Shinyashiki falará que os integrantes da rede de Educação de Esteio devem buscar em seu ambiente de trabalho – e em suas vidas pessoais – formas de motivação e aprimoramento da autoestima. Especializado em desenvolvimento das competências de liderança aplicada à Administração e à Educação, Shinyashiki também trabalha com a preparação psicológica de equipes de alto rendimento. Ao longo de sua carreira participou de vários programas de especialização em desenvolvimento humano, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, México e Índia.

Rondas
Para garantir a segurança destes mais de 8 mil alunos que retornam às aulas, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) prepara uma ação especial de ronda em todas as instituições de educação do Município. O serviço de segurança teve início na quarta-feira (14), e conta com agentes de trânsito e membros da Guarda Municipal resguardando as instituições de ensino.

Base Curricular Comum é uma das principais novidades para o ano letivo 2018
O ano letivo de 2018 vai começar com mudanças para os profissionais da rede e estudantes esteienses. Uma das principais é a implantação da Base Municipal Comum Curricular. O documento busca dar acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem para todos os alunos, independente do local onde estudam.

O fato de ter um currículo comum possibilita um melhor acompanhamento das condições do ensino prestado pelas instituições. Entre as melhorias presentes no documento, pode-se destacar a organização do ciclo de alfabetização, que se estende até o 3º ano do ensino fundamental. Com a divisão por fases, o aluno aprenderá no primeiro ano, por exemplo, a fonética de letras e palavras, além de entender como elas são construídas. Com a Base, os alunos de Esteio terão aula, dentre outros temas transversais, sobre Educação Fiscal, para compreender o funcionamento de uma administração pública e as responsabilidades de cada cidadão para o desenvolvimento do Município.

Além disso, também houve o aumento da média para aprovação do aluno, de 5 para 6, e as sextas-feiras passarão a ser de aula normal, não mais o turno reduzido. Dessa forma, o Município passará a cumprir a carga horária mínima anual de aulas, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

O ano de 2018 marca, ainda, o início da gestão de diretores e vice-diretores eleitos em dezembro do ano passado. Votaram no pleito, realizado em todos os CMEBs e EMEIs com o uso de urnas eletrônicas, estudantes (a partir do 5º ano ou maiores de 12 anos), pais ou responsáveis, membros do Magistério e servidores das escolas. O mandato vai até 2021.

Botão Voltar ao topo