Negócios

Escritório de advocacia adota rotina pet friendly

Convívio dos pets no ambiente de trabalho contribui com o bem-estar de funcionários e clientes

Chegar em casa após um dia exaustivo e ser recebido com muita alegria, entusiasmo e amor de um peludo com o rabo abanando, realmente não tem preço! Já foi comprovado que os animais de estimação são importantes na vida das pessoas, pois diminuem o estresse, a depressão, a solidão e melhoram o convívio social. E é justamente por esse poder de “terapeutas”, que as empresas estão se modernizando e passando a aceitar o convívio deles no ambiente de trabalho. Tudo isso pelo bem-estar de funcionários e clientes.

No caso dos colaboradores, o tempo de concentração exige um esforço mental muito grande e, consequentemente, a fadiga, o que pode contribuir para mais erros passarem despercebidos. Dar um tempinho neste processo exaustivo para fazer aquele caloroso cafuné na cabeça do pet faz o cérebro relaxar, melhorando o foco no trabalho. “Ter o seu pet no escritório relaxa as pessoas, deixa o ambiente mais leve e menos estressante. A correria do dia a dia fica esquecida por alguns minutos, tempo suficiente para que a mente descanse e esteja pronta para voltar à ativa”, afirma Andrea Giugliani, sócia-diretora da Giugliani Advogados, que adotou a prática no escritório da empresa em São Caetano.

Mas não apenas para os funcionários os pets fazem bem. Os clientes tiram grandes benefícios da presença deles no local. “É um modelo de gestão de negócios. Os cães humanizam mais o local. É uma forma simplificada de advogar, mais descontraído e menos engessado. O cliente, que já está passando por algum problema, fica menos tenso com a situação”, analisa. Afinal, quem resiste a uma língua de fora? A geração atual também não está apenas à procura de um bom salário e benefícios, como plano de saúde, mas busca – acima de tudo – a qualidade de vida inserida dentro do ambiente de trabalho – e os pets têm o “poder” de aumentar o nível de serotonina, responsável pela satisfação.

Theobaldo, companheiro da Andrea Giugliani descansando em sua sala

Eles também espantam para longe a inibição social, fazendo com que as pessoas interajam mais entre si – muitos gostam de falar sobre as peripécias e as curiosidades dos seus bichinhos, o que é um bom início de uma conversa saudável. O que as torna também mais abertas para discutir novas estratégias de negócio, tornando-as mais colaborativas em reuniões e aumentando sua produtividade.

O Google, inclusive, é uma das grandes companhias no mercado que adotaram a medida pet friendly, em seus escritórios mundiais, assim como no Brasil. A prática já tem sido comum em países como Estados Unidos, enquanto por aqui as empresas começam a ver as enormes vantagens de ter um peludo ao seu lado para ajudar no bom rendimento da organização e dos negócios. Afinal de contas, eles são ou não são os melhores amigos do homem?

Botão Voltar ao topo