Gastronomia

Pesquisa revela que chá é a bebida mais consumida no mundo

Segundo o relatório da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, “Global Tea: Consumer Trends Converge Around Brewed Beverages”, chá é a bebida mais consumida no mundo.

Em 2016, foram consumidos 331 bilhões de litros de chá quente e 41 bilhões de litros de chá gelado. Segundo Howard Telford, analista sênior de bebidas da Euromonitor International, a categoria do chá encontrou uma maneira de entrar nas principais ocasiões de consumo de bebidas: desde hidratação até refresco passando por indulgência e fonte de energia funcional.

“Isso dá à categoria do chá, de uma forma ou de outra, um lugar na cesta do consumidor em todos os momentos do dia. Consequentemente, o chá se torna um produto resiliente em tempos incertos. A versatilidade e a variedade de opções de bebidas à base de chá podem satisfazer a crescente demanda por opções de bebidas saudáveis, saborosas e naturais, ” afirma Telford.

Fonte: Euromonitor International
Nota: Dados incluem vendas no varejo e foodservice

Chá verde se destaca

Dados da Euromonitor International indicam que o consumo de chá verde está em ascensão, enquanto a versão tradicional do chá preto continua a declinar. Enquanto o chá preto perdeu 13 pontos porcentuais em participação entre 2003 e 2016, o chá verde ganhou dois pontos porcentuais.

“Essa mudança vem acontecendo à medida que pesquisas acadêmicas indicam o chá verde como um produto benéfico para a saúde, como, por exemplo, seu poder de reduzir o colesterol.  À medida que a base de consumidores preocupados com a própria saúde aumenta, as versões do chá verde continuarão a crescer mais fortemente que o chá preto”, afirma Telford.

Botão Voltar ao topo