NotíciasRio Grande do Sul

Fimec 2018 começa na próxima terça-feira em Novo Hamburgo

Maior evento da América Latina do setor coureiro-calçadista atrai visitantes de dentro e fora do país

Entre os dias 6 e 8 de março, a Fenac recebe a 42ª edição da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes, a Fimec. O evento ocorre das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, apresentando lançamentos em couros, produtos químicos, componentes, máquinas, equipamentos e tecnologias para calçados e curtumes para os visitantes qualificados e técnicos que passam pelos pavilhões do centro de eventos. Intitulada “A única que tem tudo”, a feira reúne mais de 500 expositores e atrai visitantes de dentro e fora do país.

“A Fimec é a feira de maior representatividade no setor coureiro-calçadista. Nesta edição traremos mais novidades para os visitantes do evento, focando nossos esforços em apresentar soluções para seus negócios, tanto em relação à apresentação de produtos quanto de técnicas, processos e inteligência no setor coureiro-calçadista. Além disso, estaremos lançando o Fórum Fimec Moda & Conteúdo que acontecerá no contraturno do evento, com palestras ministradas por profissionais relevantes no setor da moda e negócios”, afirma o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung.

Ações paralelas trazem conhecimento e informação para os visitantes

O Estúdio Fimec é um espaço cativo no evento. Repleto de informação de moda, criado especialmente para inspirar e direcionar os visitantes quanto às novidades para as próximas estações. A cada edição, um tema diferente e novidades em termos de materiais e direcionamentos para as coleções seguintes. Um universo lúdico e recheado de tendências de moda esperam os visitantes e proporcionam um direcionamento para suas criações.

Dentro da Fimec acontece a Fábrica Conceito, um espaço único no mundo com fabricação de calçados em tempo real, com foco na tecnologia e aumento da produtividade, que produz calçados em tempo real, conforme realizado em uma indústria. Na fábrica, os visitantes podem se atualizar quanto as novidades em maquinário de produção e processos que otimizam custos e tempo.

Fórum Fimec é grande novidade da edição

O Fórum Fimec: Moda e Negócios é uma das grandes novidades da 42ª edição da Fimec. Pensado especialmente para fornecer informação e capacitação de qualidade ao setor coureiro-calçadista, o evento acontece em paralelo à Fimec, no contraturno, e conta com palestras ministradas por profissionais nacionais e internacionais do setor calçadista.

Em dois dias, os profissionais ligados à moda e a área de negócios, contarão suas experiências profissionais e darão conta de temas relevantes para os profissionais desse segmento.

Em um bate-papo, a fashion designer e trendforcaster, Luana Lanzini, junto com a fashion directions, Luana Savadintzky abordam o tema “Herança & Consistência Criativa – A moda não é mais efêmera?”. As profissionais questionam a efemeridade da moda no cenário atual, abordando o boom da consistência como base criativa e o desejo por heritage brands e o retorno do clássico como tendência de moda. Com amplo conhecimento no mercado de moda nacional e internacional, as brasileiras devem compartilhar suas experiências adquiridas na Europa a fim de inspirar e instigar uma maneira diferente de produzir moda no Brasil.

Com mais de 20 anos de carreira, Alexandre Herchcovitch, figura conhecida no mundo da moda, apresenta o Talk Show “NOVOS CAMINHOS E MOMENTOS DA MODA: Moda sem estação, multigênero, sustentável e outros paradigmas em discussão no mercado” que conta um pouco de sua carreia, trajetória e atualidade. Atualmente fora da marca que leva o seu nome, é estilista da marca À La Garçonne e já desenvolveu produtos em parceria com marcas como C&A, Melissa, Chilli Beans, Lupo entre outras, e protagonizou o programa Corre e Costura do SBT. No mesmo dia acontece o “Bate-papo de moda com Claudia Bartelle”, a curadora de moda contará sobre sua experiência e trajetória no mundo da moda.

O tema negócios chega para trazer informações sobre mercados referência no setor calçadista, apresentar estratégias, conceitos dos processos com a ideia de inspirar e motivar a aplicação do mesmos no cenário brasileiro, tornando-o mais competitivo no cenário mundial.

O Chief Operating Officer da Camuto Group, Julio Martini, ministrará a palestra “Brasil X Mundo, onde estamos em termos produtivos no cenário global?”. O empresário deve expor, através de sua experiência no mercado, a situação do Brasil como exportador em relação aos demais países do mundo. Julio trará a visão de uma grande empresa, que compra no mundo em torno de 30 milhões de pares de calçados (o Brasil inteiro exportou 127 milhões no ano passado).

O vice-presidente executivo de manufatura da New Balance Estados Unidos, John Wilson ministrará a palestra “Adaptando-se a um novo cliente e a realidade de varejo – A necessidade de reinventar modelos operacionais” que abordará as estratégias usadas pela New Balance para produção de calçados nos Estados Unidos mantendo sua competitividade no mercado através de recursos como robotização e a prática da indústria 4.0. O investimento em tecnologia e maquinário é outro ponto a ser abordado, uma vez que contribui diretamente para o aumento da produtividade e qualidade, diminuindo os custos de produção e tornando os produtos mais competitivos.

Larissa Dalto, é supervisora comercial marketplace do Mercado Livre e ministrará a palestra “Marketplace como ferramenta para vender mais e melhor”, abordando o cenário do marketplace do Mercado Livre, os benefícios da ferramente os números da categoria de calçados e os cases de sucesso da empresa e do setor calçadista.

O Fórum Fimec tem patrocínio Transduarte e Orisol, e apoio master da Universidade Feevale.

*programação sujeita a alterações.

Informações da PMNH

Botão Voltar ao topo