Gastronomia

Galeto ao Vinho do chef Daniel Valay

O La Palette, bistrô localizado no complexo do Royal Palm Plaza, em Campinas, possui um cardápio variado com pratos elaborados cuidadosamente pelo renomado chef Daniel Valay, que compartilha o passo a passo da receita Poussin au Vin. Na receita, o galeto recebe os toques especiais do vinho tinto seco e do conhaque.

A receita rende porções para quatro pessoas.

Galeto ao Vinho

Ingredientes:

– 02 unidades de galeto de 700 gramas;
– 02 unidades de cebolas médias descascadas;
– 02 unidades de cenouras médias descascadas;
– 02 unidades detalos de salsão higienizados;
– 500 ml vinho tinto seco;
– 30 ml de conhaque;
– 50 gramas extrato de tomate;
– 30 gramas de farinha de trigo;
– 01 Bouquet garni (louro/talo de salsinha/tomilho);
– 200 gramas de bacon defumado em cubos grandes;
– 08 unidades de cebolinha conserve ou echalote;
– 08 unidades de cogumelos Paris;
– 200 gramas de fettucine cozido ou outra massa similar;
– 50 gramas de manteiga sem sal;
– 01 colher a chá de açúcar;
– 20 ml de óleo de milho ou girassol;
– Sal e pimenta do Reino

Modo de preparo:

Desossar os galetos e cortar cada um em 08 partes tomando cuidado de retirar as pontas das asas e coxas. Cortar 01 cebola, 01 cenoura e 01 salsão em pedaços médios, acrescentar os cortes de galeto e cobrir com o vinho tinto seco. Deixar marinar de preferência da noite para o dia na geladeira. Fazer um caldo claro com as carcaças, cebola, cenoura e salsão. Quando pronto coar. Remover os cortes de galeto do vinho e deixar escorrer. Aquecer um pouco de óleo na panela, temperar com sal e pimenta do reino os cortes de galeto e dourar. Acrescentar os legumes e refogar mais por cinco minutos. Remover o excesso de gordura e flambar com conhaque. Juntar o extrato de tomate e farinha, deixando cozinhar 03 minutes a fogo baixo tomando cuidado de não queimar no fundo da panela. Acrescentar o bouquet garni, o vinho tinto da marinada e o caldo claro até cobrir. Cozinhar durante 01 hora a fogo baixo tampado. Refogar o bacon defumado numa frigideira e acrescentar os quartos de cogumelos Paris até dourar. Reservar. Cozinhar as cebolinhas conserve com água até cobrir, o restante da manteiga, açúcar e uma pintada de sal. Quando o liquido reduzir deixar caramelizar e reservar.

Montagem do prato:

Aquecer o fettuccine na água com sal e finalizar na frigideira com o restante da manteiga. Arrumar os cortes do galeto num prato fundo com o fettuccine no centro, acrescentar o bacon, cebolinha e cogumelos ao molho e deixar reduzir até encorpar. Regar o molho por cima do galeto e decorar com um ramo de salsinha.

Posts relacionados

Botão Voltar ao topo