NotíciasRio Grande do Sul

Guarda Municipal de Novo Hamburgo completa 26 anos

A Guarda Municipal de Novo Hamburgo está completando 26 anos de fundação nesta sexta-feira, 23. Fundada em 1992, com o lema “Protetor e Amigo”, a corporação tem o objetivo de proteger o patrimônio, bens, serviços e instalações públicas municipais, bem como o patrulhamento preventivo no combate à violência.

“Foi uma trajetória em que lutamos lado a lado, trabalhando em equipe, dedicação e motivação, possibilitando a troca de diálogo, de conhecimento no cumprimento das metas e objetivos ao longo destes 26 anos. Sou grata por todos esses anos vividos juntos. Honra, responsabilidade, dever e compromisso são estes os sentimentos que me alegram e muito me orgulham em fazer parte e comandar neste momento esta gloriosa instituição chamada Guarda Municipal de Novo Hamburgo,” relata a Diretora Luíza Schmidt, que faz parte da primeira turma que ingressou na corporação

Imagem: Arte/PMNH

Histórico

A Guarda Municipal foi criada através da Lei Municipal nº. 05/90 de 1990. No dia 06 de janeiro de 1991, foi nomeado o Coronel da reserva da Brigada Militar, Antônio Francisco Mesquita Salgado, para assumir o cargo de Diretor da Guarda. No mês de fevereiro de 1992 ocorreu o concurso para selecionar os primeiros guardas. Foram selecionados 149 homens e 31 mulheres, que tiveram seus nomes homologados por Portaria, no dia 23 de março de 1992. Data esta, escolhida para o aniversário da corporação.

“Comemorar o aniversário é celebrar a vida. E, quando se trata do aniversário de uma instituição que tem por propósitos preservar a vida e proteger o patrimônio municipal, a comemoração ainda mais se justifica. Ao longo desses 26 anos de serviços prestados a Novo Hamburgo, a Guarda Municipal tem conquistado méritos pelas ações que empreende, em especial aquelas voltadas para a prevenção à violência. Nesse mister é imprescindível destacar o trabalho dedicado de homens e mulheres que, envergando o uniforme azul-marinho, se empenham em bem servir à comunidade”, frisa o Secretário de Segurança, General Roberto Jungthon

Situada na Rua Jaú, no bairro Pátria Nova, além de ações de combate à violência, a Guarda Municipal é responsável pela realização de programas e projetos de integração com a comunidade. Os servidores da corporação ingressam por meio de concurso público.

Botão Voltar ao topo