NotíciasRio Grande do Sul

Habitação apresenta projeto de Inclusão Urbana no Fórum de São Leopoldo

O secretário de Habitação, Nelson Spolaor, apresentou na quarta-feira, 4 de abril, no Centro Judiciário de Soluções de Conflito e Cidadania (Cejusc) do Fórum de São Leopoldo , o Projeto de Inclusão Urbana Loteamento Esperança, onde residem 157 famílias em quatro áreas da região Nordeste. “Apresentar a proposta para aprovação da comunidade é a garantia do processo de participação e transparência”, destacou o secretário.

De acordo com Spolaor, para construir a proposta apresentada, a Secretaria de Habitação (Semhab) teve a parceria do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos, onde os estudantes desenvolveram projetos para subsidiar o trabalho. Segundo Spolaor, a assembleia teve encaminhamentos importantes como a aprovação do sistema de abertura de vias que vai possibilitar o trabalho para definir os acessos às demais áreas do entorno. “O próximo passo será desenvolver uma política de identificação para realocar as famílias para os seus lotes definitivos”, afirmou.

O projeto já havia sido apresentado previamente à comissão dos representantes dos moradores e ao Cejusc, que sugeriu a apresentação para a comunidade. A diretora de Produção Habitacional, Angela Muller, também acompanhou o evento.

Infraestrutura

A Semhab também já requisitou infraestrutura para a área. “Apresentamos, nesta quarta-feira, 4 de abril, um requerimento à RGE, para que possa fazer o projeto de energia elétrica e a sua implementação”, destacou. O pedido também foi feito ao Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) para instalação de água e rede de esgoto naquela comunidade.

Desde 2017 a Prefeitura está desenvolvendo as ações do projeto de Inclusão Urbana que busca a regularização de áreas de ocupações consolidadas. O Cejusc acompanha as ações com a finalidade de mediar a relação entre o governo e a comunidade.

Botão Voltar ao topo