NotíciasRio Grande do Sul

Comitiva chinesa visita Caxias do Sul

Delegação visitou diversos locais da cidade e elogiou parcerias público-privadas do Município

O prefeito Daniel Guerra, acompanhado de diversos secretários municipais, recebeu uma comitiva da China na tarde desta sexta-feira (06/04). A delegação da cidade de Changzhou, da província de Jiangsu, fez contato com a prefeitura que, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), organizou um roteiro de visitas. Viajaram para o Brasil representantes do governo municipal em áreas como educação, turismo, saúde, relações exteriores, negócios e investimentos.

O objetivo foi trocar experiências entre as cidades e discutir temas responsáveis por impulsionar os municípios, fomentando oportunidades de negócios. “Foi um importante momento para ouvirmos a opinião deles sobre nosso município baseada no desenvolvimento da China. Aprendemos muito. Foi uma honra e uma alegria recebê-los e poder contar com a experiência deles. Queremos estreitar ainda mais essa relação institucional”, disse o prefeito Daniel Guerra. Os municípios firmaram um convênio de cidades-irmãs ainda em 2003.

Na parte da manhã, a comitiva conheceu a UPA Zona Norte, inaugurada pelo prefeito Daniel Guerra no ano passado. Fang Guoqiang, vice-prefeito de Changzhou, elogiou a estrutura. “Parabéns pela UPA. Fomos muito bem recebidos pelos funcionários. O local é limpo e o atendimento eficiente. Continuem fazendo parcerias público-privadas, inclusive em outros setores, porque elas realmente funcionam”, opinou. O prefeito agradeceu o conselho e disse que a administração está empenhada em implementar outras gestões compartilhadas.

Chineses na UPA Zona Norte

“Estamos trabalhando para que o Pronto Atendimento 24h também tenha essa característica. Dessa forma, conseguiremos ampliar os atendimentos especializados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). É o único jeito de acabar com a falta de médicos em Caxias do Sul”, explicou.
A UPA é referência em atendimento de urgência e emergência 24 horas para cerca de 90 mil moradores da Zona Norte. A unidade pode atender até 350 pacientes por dia. O prédio foi construído com recursos do governo federal e do Município e custou R$ 3,6 milhões. Até agora, mais de 30 mil pessoas já foram atendidas no local.

As lideranças também trocaram presentes e assistiram a vídeos institucionais das duas cidades. Além do chefe do Executivo, os secretários da Educação, Marina Matiello; do Planejamento, Fernando Mondadori; do Desenvolvimento Econômico, Emílio Andreazza; do Turismo em exercício, Cleiton De Bortoli; e da Fazenda, Magda Wormann, também participaram do encontro.

Objetivo foi trocar experiências entre as cidades e discutir temas responsáveis por impulsionar os municípios, fomentando oportunidades de negócios – Foto Mateus Argenta

Visitas

Antes da visita ao prefeito, a comitiva passou por diversos locais de Caxias do Sul. Durante parte da manhã, os chineses estiveram na empresa Randon, destaque do segmento de veículos comerciais para transporte rodoviário, ferroviário e off-road. Logo após, eles seguiram para a UPA Zona Norte. No início da tarde os chineses conheceram a Marcopolo, uma das maiores fabricantes mundiais de carrocerias de ônibus. No fim da tarde, a delegação conheceu a estrutura da Universidade de Caxias do Sul (UCS), referência em educação na Serra Gaúcha.

Foto Mateus Argenta

Changzhou

Changzhou ou Changchow é uma cidade da China, que fica na província de Jiangsu, fundada por volta de 500 a.C. Está localizada às margens do Grande Canal, no leste do país, e tem 4.592.431 habitantes.

Botão Voltar ao topo