NotíciasRio Grande do Sul

Entrevero Cultural de Peões inicia nesta quinta-feira em Novo Hamburgo

Festividade tradicionalista escolhe o Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul

Entre os dias 12 e 14 de abril, Novo Hamburgo recebe o 30º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul. A festividade, que ocorre na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, é o momento para escolher os representantes do Movimento Tradicionalista em três categorias: peão, guri e piá. O evento é promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), 30ª Região Tradicionalista (RT), Sociedade Gaúcha de Lomba Grande e tem apoio da Secretaria Municipal da Cultura (Secult). “Um evento importante que vem até Novo Hamburgo e explicitamente renova a importância cultural dos costumes tradicionalistas”, comenta o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso.

Para o coordenador da 30ª Região Tradicionalista, Carlos Moser, o Entrevero Cultural de Peões vai além da cultura tradicionalista. “Este encontro movimenta a cidade em vários aspectos, como o econômico e o turístico, por ter participantes de todo o estado”, explica. Ele ainda destaca que os três dias de evento é uma oportunidade para a comunidade conhecer o Movimento Tradicionalista. “Quem for visitar a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande vai ter uma bela demonstração do que são as raízes do nosso povo através das atividades que estes jovens vão realizar durante o Entrevero”, destaca Moser.

Este ano o evento é realizado no município por ser a cidade que o atual Peão Farroupilha representa. Jonatã Leidencker foi escolhido em 2017 e este ano recebe todo o Estado em Novo Hamburgo. Ao todo são 45 jovens que disputam as três categorias, com a participação de mais de 20 Regiões Tradicionalistas de todo o Rio Grande do Sul.

Botão Voltar ao topo