NotíciasRio Grande do Sul

Secult abre o acesso de Novo Hamburgo à plataforma Mapas Culturais

A novidade tecnológica foi lançada nesta quinta, dia 12, a coletivos, agentes artísticos, entidades e comunidade no Centro Municipal de Cultura

Na noite de quinta-feira, 12, a Secretaria Municipal da Cultura (Secult) lançou Novo Hamburgo na plataforma Mapas Culturais. A novidade tecnológica foi apresentada durante encontro aberto à comunidade no Centro Municipal de Cultura. Coletivos, agentes artísticos e entidades conheceram a ferramenta que visa a dar visibilidade a destacados artistas da cidade em suas mais diversas manifestações criativas. Também marcaram presença na oportunidade a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira, e o secretário de Segurança, General Roberto Jungthon.

O ambiente virtual da Mapas Culturais é gratuito, de fácil acesso e de livre informação, além de colaborativo, buscando estimular a divulgação de projetos, espaços e eventos culturais, gestores, produtores e nomes locais das artes. A plataforma é um sistema digital de mapeamento da Secult, desenvolvido pelo Instituto Tim em parceria com o Ministério da Cultura.

A plataforma fornece localizações por mapeamento e tem como foco a interatividade. “A ferramenta permite uma relação de ponta a ponta, sem a mediação da Secult”, explica o secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso. “Serão os próprios agentes que irão abastecer o Mapa Cultural de Novo Hamburgo, assim como o seu monitoramento de conteúdo.” De acordo com o secretário, o mapa permitirá que o Município busque estabelecer indicadores na área e fortaleça o desenvolvimento econômico da Cultura.

O titular da pasta reitera que sua equipe está preparada para orientar os agentes culturais no uso da ferramenta, seja de maneira presencial na Secult ou por meio dos canais de comunicação da secretaria. Lembrando: o agente (pessoa física) terá ainda a possibilidade de realizar edições do material que ele tenha publicado. Confira a seguir o passo a passo e veja como é simples para fazer o seu cadastro:

1. Acesse o site https://mapacultural.novohamburgo.rs.gov.br

2. Clique no ícone “Entrar”

3. Cadastre-se no site ID Cultura

4. Finalize o cadastro para voltar para o site do Mapa Cultural

5. Preencha o seu cadastro como agente no Mapa Cultural

6. Terminando de preencher as informações como agente, clique em “publicar” e pronto!

Botão Voltar ao topo