NotíciasRio Grande do Sul

UPA Scharlau conta agora com plantão odontológico

Na sexta-feira, 13 de abril, o prefeito Ary Vanazzi participou do ato de início de atendimentos de plantão odontológico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Scharlau). O plantão odontológico ocorre de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h. Serão priorizados casos de infecção dentária, dor aguda, hemorragias gengivais e traumas provocados por quedas ou acidentes. O objetivo é qualificar e intensificar o atendimento de saúde pública para a população de São Leopoldo. A atividade também celebrou o primeiro ano de gestão do IB Saúde na unidade, que iniciou em 29 de março de 2017.

Vanazzi falou sobre o esforço da atual gestão para manter os serviços básicos para a população, mesmo com o atraso de repasses do Governo do Estado. “A UPA é custeada com 50% de recursos oriundos do Governo Federal, 40 % por parte do Estado e o Município tem responsabilidade com os 10% restantes. Infelizmente desde outubro de 2017 o Estado não repassa os valores fazendo com que tenhamos que recorrer a reserva de recursos da própria UPA para manter os atendimentos. Mesmo assim estamos oferecendo a ampliação dos serviços”, afirmou o prefeito.

O secretário da Saúde Ricardo Charão lembrou que a nova gestão da UPA, sob responsabilidade da IB Saúde, registrou aumento no percentual do número de atendimentos de 184% e redução no valor de cada atendimento de 69,7% (de R$ 324,24 para R$ 98,86. “A população ganha mais um serviço ofertado pelo SUS. Poucas redes privadas oferecem dentistas sem marcação como será feito na UPA Scharlau. É importante que se valorize isso em tempos de desmonte do nosso sistema. Nossa cidade resiste e, mais do que isso, amplia o cuidado à população. Temos o compromisso de garantir a realização das políticas públicas fazendo bom uso dos recursos públicos, ampliando serviço com qualidade e assegurando direito a população”, afirmou”, ressaltou. Charão salienta que o serviço de urgência e emergência se soma ao eletivo, que é oferecido no Centro de Saúde da Feitoria.

O presidente do IBSAUDE, José Eri Medeiros agradeceu a administração municipal pela confiança e a credibilidade nos serviços prestados na UPA e destacou que os procedimentos em regime de plantão odontológico dão um salto de qualidade no atendimento. “Temos que nos esforçar para fazer sempre mais e melhor”, disse. Para o diretor técnico do IBSAUDE, Luiz Antônio de Oliveira o empenho e dedicação dispensadas em oferecer serviços de excelência à comunidade, como na clínica médica, pediatria e enfermagem, será extensivo ao plantão odontológico.

Botão Voltar ao topo