NotíciasRio Grande do Sul

Ciclo de debates sobre os temas adolescência e juventude iniciam no dia 27

Com o tema Adolescência e juventude, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) dá início ao Ciclo de Debates Intersetorial, no próximo dia 27, às 9h, na Câmara de Vereadores. O projeto trimestral e regional vai discutir com todos os setores da administração as políticas públicas e suas aplicações para o melhor desenvolvimento social. O projeto, lançado oficialmente nesta terça-feira, na sala de reuniões do prefeito Ary Vanazzi, propõe a busca de caminhos e respostas, como explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Angela Machado. ”A importância da instersetorialidade é voltar as atenções para um mesmo problemas sob outras óticas”, disse. Como exemplo, citou programas de assistência a adolescentes que desligam os jovens que completam 18 anos. De acordo com ela, é preciso discutir este desligamento antes da maioridade para que o jovem tenha condições de se desenvolver na sociedade. Angela Machado ressaltou que além das questões da adolescência e juventude também serão abordados temas como saúde, segurança e educação, entre outros.

Para o prefeito Ary Vanazzi , o Ciclo de Debates Intersetorial chega como um desafio à todas as secretarias que, a partir do diálogo, terão a tarefa de encontrar soluções para diferentes situações. “Temos que ter a capacidade da reflexão. Nas grandes crises, a partir de muito trabalho, encontramos respostas. Temos que rever questões sem abrir mão de valores já construídos e encontrar energia para recuperar o que se perdeu”, disse o prefeito. Ele ressaltou a importância do caráter regional do projeto: ” Vivemos momentos dramáticos. É fundamental articular com outros municípios para construir expectativas e melhorar a realidade discutindo orçamentos, saúde, políticas públicas e desenvolvimento”, concluiu.

Durante o ato de lançamento, que contou com a presença de secretário do governo, representantes de entidades de assistência social e servidores, o secretário de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo, Roberto Daniel, lembrou que a união dos municípios fortalece as causas. ” Em Novo Hamburgo as dificuldades são as mesmas e se não unirmos forças não chegaremos a lugar nenhum. Não temos recursos, mas temos criatividade e boa vontade”, disse.

Representando a Câmara Municipal de Vereadores, a vice-presidente do legislativo, vereadora Iara Cardoso, defendeu a unidade social como bandeira da boa luta. ”Pensar as questões de um município sem juntar os gestores da região é um passo para trás, esta visão de dialogar sobre as dificuldades e temas comuns nos faz crescer”, ressaltou a vereadora.

Botão Voltar ao topo