NotíciasRio Grande do Sul

Meio ambiente de São Leopoldo participa de evento em Bagé

Os servidores da Secretaria do Meio Ambiente de São Leopoldo (Semmam), João Chaves, Julian Mauhs, e Anderson Ricardo Hofstaetter participaram do segundo dia do evento Bioma Pampa: Meio Ambiente em Debate, no dia 6 de abril. A atividade foi realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção do Bioma Pampa de Bagé (Semapa) e Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) nos dias 5 e 6 de abril.

O tema foi discutido a partir do questionamento quanto à sustentabilidade, tendo em vista os impactos sociais, econômicos e ecológicos irreparáveis, como a perda da biodiversidade.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), promotor de Justiça, Daniel Martini, abordou o tema “O município e a gestão ambiental”. Martini falou sobre o licenciamento ambiental, a dificuldade de pequenos municípios pela falta de técnicos especializados para desenvolver este trabalho e ainda falou sobre o novo Código Florestal e a nova resolução Consema 372/2018.

Doutora em Botânica pela Furg, Jaqueline Durigon, explanou sobre o impacto dos projetos de mineração, principalmente no Bioma Pampa onde estão localizadas as maiores mineradoras no Rio Grande do Sul. De acordo com Jaqueline Durigon, nesta área estão os maiores projetos para futuras minerações que causarão impactos irreversíveis ao meio ambiente.

Em grupos temáticos, os participantes discutiram os Resíduos sólidos e efluentes; Preservação dos ecossistemas; Recursos Hídricos; Legislação e Licenciamento Ambiental e Uso racional do solo. Após o debate foi criado o documento das demandas de cada grupo temático, denominado de Carta de Bagé.

“É importante participar das discussões sobre as políticas de conservação do Bioma Pampa e pensar na possibilidade da conservação de espécies típicas do bioma no espaço do Jardim Botânico”, afirmou o chefe de Departamento do Jardim Botânico de São Leopoldo, Julian Mauhs.

O evento reuniu representantes da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), dos municípios gaúchos, uruguaios e argentinos que compõem o bioma.

Semana do Meio Ambiente 2018

Os participantes leopoldenses também divulgaram a Semana do Meio Ambiente 2018, que será realizada de 27 de maio a 5 de junho e convidaram para o Seminário Nacional sobre a Agenda 2030 e os ODS, que ocorrerá no dia 29 de maio. O convite também foi dirigido ao diretor estadual de Assuntos Internacionais e diretor Nacional do Bioma Pampa da Anamma, Aroldo Quintana.

Sobre o Bioma Pampa

Também conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos, corresponde a uma área de 176,5 mil Km², cerca de 2% do território nacional, e é constituído principalmente por vegetação campestre (gramíneas, herbáceas e algumas árvores). No Brasil, o Pampa está presente no Rio Grande do Sul e ocupa 63% do território gaúcho e também territórios da Argentina e Uruguai.

Serão graves os impactos da transformação no ecossistema atual em monocultura de árvores, cujo estágio de sucessão é bem diferente.

Botão Voltar ao topo