Gastronomia

Chips de batata doce com pimenta-do-reino é opção saudável para lanche

Conhecida no Brasil como pimenta-do-reino, a pimenta preta é uma das mais antigas especiarias utilizadas na culinária de diversos países. Além do sabor marcante, a pimenta-do-reino possui componentes nutricionais como a piperina e a capsaicina, responsáveis por trazer benefícios ao organismo.

De acordo com a nutricionista e doutora em Investigação Biomédica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), Roberta Cassani, um estudo concluiu que a administração regular de 1g de capsaicina diminui o desejo do consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares  em comparação aos indivíduos que não consomem a substância. “Também, é capaz de aumentar o gasto de energia do organismo em repouso e consequentemente a temperatura corporal após as refeições, conduzindo a uma possível redução do índice de massa corporal”, explica Roberta. Além disso, a capsaicina demonstra influência na saúde vascular, devido à sua atuação na vasodilatação que auxilia no controle da pressão arterial. Confira abaixo a receita elaborada pelo time de consultores da Kitano:

Chips de batata doce com pimenta-do-reino

Ingredientes:

  • 3 batatas doces
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • Sal agosto
  • Pimenta-do-reino Kitano a gosto

Modo de preparo: corte as batatas em rodelas finas com a casca. Coloque em uma assadeira untada com azeite de oliva, espalhadas. Tempere com um fio de azeite, sal e a pimenta-do-reino Kitano. Leve para assar por 30 minutos, alternando os lados para ficar crocante.

Botão Voltar ao topo