NotíciasRio Grande do Sul

SDS promove seminário sobre Educação Social na Fundação Scheffel

Secretaria contou com a parceria de coletivo da Ufrgs na realização do evento

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com o Coletivo de Educação Popular e Pedagogia Social (Cepopes), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), realizou na tarde desta sexta-feira, dia 20, o seminário “Desamarrando os Nós da Educação Social” na Fundação Scheffel.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, o evento procurou “soltar as amarras” que ainda atrapalham o desenrolar de processos e práticas em sua área de atuação. “A leitura que a gente faz de um momento assim é de que esse debate ganha cada vez mais relevância”, observa. “Os relatos dos profissionais servem para se identificar e vencer os entraves que bloqueiam o desenvolvimento de serviços de atenção e acolhimento, pois eles têm as suas especificidades” Para deixar os participantes bem à vontade, o secretário Bota abriu a tarde com as músicas “O Sol” e “É Preciso Saber Viver” em voz e violão e teve o acompanhamento da plateia.

O encontro realizado no famoso Museu de Arte do bairro histórico contou com a adesão de aproximadamente 110 profissionais, entre psicólogos, assistentes e educadores sociais. Na oportunidade, alguns dos trabalhos sobre o tema, desenvolvidos no Município, foram apresentados ao público e tiveram a mediação da professora-adjunta da Faculdade de Educação da Ufrgs, a educadora social Karine dos Santos. “A minha relação com Novo Hamburgo é bem próxima, porque iniciei a minha carreira na cidade”, destaca. Para ela, o fato de se compartilhar experiências adquire ainda mais importância frente a uma série de questões que se apresentam na atual vida em sociedade. “Estamos aqui para buscar o entendimento, junto aos sujeitos, eles que trabalham nas comunidades, de como operam as suas ações sob a lente da educação social.”

Botão Voltar ao topo