Negócios

Empresas: Aumenta demanda por crédito no primeiro trimestre

Dados apontam crescimento de 5,8% nos primeiros meses do ano

A demanda das empresas por crédito cresceu 4,1% em março de 2018 na comparação com o mesmo mês do ano passado, conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Com este resultado, a expansão da demanda empresarial por crédito subiu 5,8% no acumulado do primeiro trimestre de 2018, o melhor resultado dos últimos três anos.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a consolidação da retomada do crescimento econômico, combinada com a retração dos juros, tem estimulado a busca das empresas por crédito que, neste mês de março/18, cravou a sexta alta interanual consecutiva.

Análise por porte

A alta interanual da busca empresarial por crédito em março/2018 foi determinada pelo comportamento das micro e pequenas empresas, que cresceram suas demandas em 4,2%. Nas médias empresas houve retração de 1,7% e nas grandes empresas a queda foi de 1,1% neste terceiro mês do ano.

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a busca empresarial por crédito cresceu 6,1% nas micro e pequenas empresas. Nas médias empresas houve retração de 5,0% e, nas grandes empresas, o recuo foi de 2,1%.

Análise por setor

Em março/18, as empresas de serviços expandiram suas demandas por crédito em 8,5% frente a março/17. Nas empresas comerciais, porém, houve recuo de 0,5% e nas empresas industriais, houve alta de 1,9%.

Frente ao acumulado dos primeiros três meses do ano passado, as empresas de serviços expandiram suas demandas por crédito em 8,6%. Nas empresas comerciais a alta interanual foi de 3,2% e nas empresas industriais, a expansão foi de 3,3%.

Análise por região

Em março/18, a demanda empresarial por crédito cresceu 20,9% no Sul, 8,9% no Centro-Oeste e 0,3% no Sudeste. Na direção contrária, tivemos recuos no Norte (-6,1%) e no Nordeste (-6,0%), sempre em relação ao mesmo mês do ano passado.

No acumulado do primeiro trimestre, todas as regiões mostraram avanço em suas demandas empresariais por crédito: Sul (15,0%); Nordeste (4,5%); Centro-Oeste (7,7%); Norte (0,3%) e Sudeste (2,1%).

A série histórica deste indicador está disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/amplie-seus-conhecimentos/indicadores-economicos

Botão Voltar ao topo